_Saúde

Esta tiara elétrica promete acabar com as dores da enxaqueca

Enxaqueca é um problema, mas você vestiria uma tiara elétrica que dá pequenos choques em nervos do seu cérebro para bloquear a dor? A Cefaly faz isso, e ela foi aprovada pela FDA, órgão responsável pelo controle de alimentos e medicamentos dos EUA. E esse equipamento que promete curar as dores de cabeça causadas pela […]

Enxaqueca é um problema, mas você vestiria uma tiara elétrica que dá pequenos choques em nervos do seu cérebro para bloquear a dor? A Cefaly faz isso, e ela foi aprovada pela FDA, órgão responsável pelo controle de alimentos e medicamentos dos EUA. E esse equipamento que promete curar as dores de cabeça causadas pela enxaqueca começa a se expandir pelo mundo.

A Cefaly é uma tiara de cabeça com um estimulador nervoso elétrico que envia pequenas correntes elétricas para o nervo trigêmeo, o maior dos 12 nervos que emergem diretamente do cérebro. O dispositivo é o primeiro aparelho de estimulação nervosa aprovado nos EUA para tratamento e prevenção de dores.

E ele funciona? Bem, em um estudo com 67 pacientes, usuários com a Cefaly relataram uma média de duas dores de cabeça a menos por mês. Cerca de metade dos que usavam a tiara relataram que as dores de cabeça caíram pela metade. O dispositivo, antes de chegar aos EUA, já havia sido aprovado para ser usado na Europa e no Canadá.

A Cefaly diz que em dados coletados desde 2008, apenas 4,3% dos pacientes experienciaram efeitos colaterais médios. Enquanto isso, 50% dos pacientes com enxaqueca sofrem de efeitos colaterais com os medicamentos que tomam.

Talvez você possa colocar uma lente nele e dizer por aí que é um Google Glass. Mas, sinceramente, não sei se isso seria muito melhor.  [Cefaly via MedPageToday]

Sair da versão mobile