_Curiosidades

Estas 395 fotos provam que celulares podem ser ótimas câmeras

Se os 395 resultados do Desafio Fotográfico com câmeras de celular provam alguma coisa, é que não há desculpa para tirar uma foto ruim com um celular, mesmo se a resolução, processamento de cor e limitações de exposição nos obrigarem a usar a criatividade.

Se os 395 resultados do Desafio Fotográfico com câmeras de celular provam alguma coisa, é que não há desculpa para tirar uma foto ruim com um celular, mesmo se a resolução, processamento de cor e limitações de exposição nos obrigarem a usar a criatividade.


Felipe Ventura: Obrigado aos leitores do Gizmodo Brasil por participarem do nosso primeiro Desafio Fotográfico com o Gizmodo americano!

Vocês vão notar que as melhores fotos, mostradas abaixo, foram tiradas principalmente no iPhone, Milestone/Droid ou no HTC Evo – poucas vindas de cameraphones, e muitas vindas de smartphones. Com as fotos brasileiras foi assim: das 19 fotos que recebemos, 8 foram feitas no iPhone, 6 em aparelhos da Nokia, 1 no Motorola Milestone e as outras quatro em cameraphones.

Um abraço para Victor Tavernari, Matthaus Costa, Emmanoel Espíndola, Gerardo Madeira, Gabriel Rampani, Jandir da Silva, Murilo Borto, Rodrigo Camargo, Toni Pires, Allan Christian, Victor Borges, Henrique François, Rafael Valério (destacado mais embaixo, parabéns!), Cláudia Bessa, André Ferrari, Paulo Tumbiolo, Andressa Oleques, Rogério Colla e Juan Lourenço!

(As fotos estão na ordem dos nomes acima; você vê de quem é a foto pelo nome do arquivo.)

                  


 

Foto inicial

Tirei esta foto em Londres hoje com um Apple iPhone 3GS, editei usando o app TiltShiftGen.

Não pude resistir a uma foto deste reflexo de luzes brilhantes na água.

-Charlie Davis

HTC Evo 

Eu tirei esta foto com meu HTC Evo a 8 megapixels. Eu encontrei esta pequena plantação de milho à beira da estrada dois dias atrás, saí do meu carro, tropecei em um fio de aço e cortei minha canela. MAS, o sol estava se pondo então eu tirei rápido esta foto. Sem alterações no celular, nem nada. O sol vazando pelas árvores, na parte de cima da foto, deu uma paleta de cores especial para o restante da foto. Espero que goste.

-Anthony Meadows 

iPhone 3GS – Photoshop Mobile

Feita com um iPhone 3GS, editado no Photoshop Mobile

-Zachary Hertel-Therrien

Celular não-identificado

Houve uma tempestade por perto e uma árvore caiu no telhado da minha namorada. Ela foi cortada em pedaços para ser tirada da casa. A árvore era um eucalipto, o programa que usei foi o PS Mobile, tirei a foto com contraste total, nitidez no máximo (deu o efeito de fogo), um pouco de saturação e é isso!

-Bernal González Orellana

Celular não-identificado

Eu tirei esta foto saindo da escola hoje à noite. Eu fiquei estudando o dia inteiro para minhas provas, na nova biblioteca da EPFL [Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça], o Learning Center. Saindo do Learning Center depois de um duro dia, eu curti o por-do-sol, andei um pouco e pensei "Ah não, eu preciso tirar uma foto disto!" (Como você não deve saber, o tempo estava horrível nestas duas últimas semanas na Suíça. Hoje foi o primeiro dia que pudemos sair de casa sem casaco :D). Eu voltei, alinhei a câmera para pegar um bom reflexo do por-do-sol nas janelas do Learning Center e tirei a foto.

-Donovan Koch

iPhone 4

Eu acabei de comprar meu iPhone 4 depois de esperar cinco horas na fila. Pelos últimos dois dias, eu fiquei brincando com ele sem parar (quase levando a alguns acidentes de carro). Enquanto estava dirigindo para casa na Interstate 10, saindo do trabalho, eu tirei minha câmera, toquei para escolher o foco e… voilà!

-Sebastien Bonnot

Blackberry Tour 9630

 

Morar perto da Lake Shore Drive em Chicago tem suas vantagens. Eu venho usando Palm Treos desde sempre (300, 600, 650, 700, 755). Eu decidi finalmente mudar para o BlackBerry Tour 9630. Esta foto foi tirada com meu novo 9630 bem na Lake Shore Drive em Chicago. Eu estava brincando com meu Tour depois de um longe passeio de bicicleta e vi a oportunidade perfeita para tirar uma foto. Eu tirei esta foto para usar como papel de parede do meu celular. É a foto mais tranquila e serena que eu já vi.

Celular usado: Sprint Blackberry Tour 9630

-Michael Ying

Samsung Sway

Esta foto foi tirada com meu celular Samsung Sway, com câmera de 2 megapixels. A foto foi tirada em um cômodo escuro, com o efeito de cor "negativo", que está incluso nas opções da câmera do celular. A luz é uma luz negra, os três bastões ao redor da luz são pulseiras de neon usadas e sem o brilho original, e os dois bastões laranja são pulseiras de LED.

iPhone 3GS – AutoStitch Panorama

Dispositivo: iPhone 3GS com iOS 4

App usado: AutoStitch Panorama

Técnica: tirar várias fotos e uni-las num panorama

O sol estava se pondo e, depois de ler o Desafio, eu saí para comprar comida mexicana aqui por perto. Quando eu estava trancando a porta, olhei para o céu e vi cores lindas. Então decidi tirar uma panorâmica, já que uma só foto não faria justiça à bela vista. Este é o resultado.

-Nolan Gaudreau

BlackBerry 8900

Eu tirei esta foto no meu BlackBerry 8900 e usei um iPod Touch para editá-la no app The Best Camera do Chase Jarvis (acredite, eu preferia ter só um iPhone). Eu venho tirando fotos no meu BlackBerry desde que eu fui inspirado pelos conselhos e fotos de fotografia em celulares do Chase Jarvis. Esta foto foi tirada em uma festa contra uma parede branca iluminada por luzes rosa. Na foto, meu amigo está segurando uma bola fluorescente.

-Leo Zuckerman

iPhone 3GS + Hipstamatic

Depois de um longo dia de escalada em Winslow, Arizona (EUA). O sol estava prestes a se por e estava jorrando uma luz fantástica nas colinas. O momento era bom demais pra não tirar uma foto. Então eu saquei meu iPhone 3GS, abri o programa Hipstamatic e tirei a foto. Eu gostei, um final ainda melhor para um dia muito bom.

-K. Allen Peters

Evo 4G

A foto foi tirada com um Evo 4G, com o app padrão de câmera e configurações padrão.

-Kelly

HTC Incredible + Lente de DVD

Tirada com meu HTC Incredible com uma lente de DVD vinda do desmonte do computador do meu marido, presa à parte de fora para funcionar como uma lente macro. Não foi feita edição nesta foto.

-Ashley Winder

Samsung Pixon

Samsung Pixon

12 megapixels

Modo ISO 50, foco macro

A foto foi tirada em "modo vintage", com a exposição reduzida um pouco. Eu estava fora de casa, tentando encontrar algo que eu pudesse usar neste concurso, quando minha filha saiu de casa querendo soprar bolhas. Nós já tínhamos ficado na piscina juntos e eu havia pendurado nossas roupas de piscina para secar. Enquanto brincávamos, uma bolha enorme chegou até a poça d’água que se formou na cerca, então eu saquei meu celular, ajustei as configurações rapidinho e foi isto que consegui!

-Joe Testman

HTC Evo + Lente Macro

Câmera: 8 megapixels, HTC Evo 4G (com lente macro presa magneticamente)

Programa de edição: nenhum

Configurações: flash ligado

Eu comprei recentemente na DealExtreme uma lente macro que se prende magneticamente. Eu tinha expectativas bem baixas para ela, mas ela transformou meu celular. Felizmente, durante minhas primeiras tentativas com a minha lente, eu vi uma teiazinha de aranha no quintal. Tinha uma aranha bem pequenininha em cima dela, com uma mosca-das-frutas recém-capturada. Aparentemente isto não é raro no meu quintal.

-Rich Ohnnmeiss

Câmera não-identificada + Jelly Lens

Eu usei uma "jelly lens" [lente especial para câmeras de celular] do tipo Polorizer [que aumenta a nitidez da foto] – espero que não seja considerado trapaça. Eu tenho várias jelly lenses e experimentei algumas diferentes, mas esta com certeza foi a melhor de todas. Esta foto foi tirada logo antes do entardecer, e tem uma certa estranheza etérea.

-Piers

iPhone 3GS + PS Mobile

Eu dei um retoque na foto com o app Photoshop Mobile, para mexer na exposição, adicionar saturação para consertar as cores do por-do-sol, e para cortar a imagem para deixá-la equilibrada.

A história: eu e minha namorada fomos para South Beach, em Miami, para um belo jantar. Ela é fotógrafa e nós caminhamos até o parque na enseada de South Beach. Ela tirou a câmera dela enquanto eu a observava fotografando pela noite, eu senti que queria capturá-la no momento dela. A pose dela pode estar pouco natural, porque ela está segurando a câmera para cima (ela mal fazia ideia que eu estava tirando esta foto).

-Mark Chervony

iPhone 3GS + Vários Apps

Eu estava na linha F [de trem em Nova York], indo para Coney Island para ir ver o jogo dos Cyclones [equipe de beisebol], quando de repente minha amiga Beth estava mergulhada em raios de sol. Eu coloquei meus óculos de sol, saquei meu iPhone e tirei uma foto. Eu fiquei surpreso com a quantidade intensa de reflexo na lente (lens flare) e decidi que gostei muito da foto. É como se os raios de sol estivessem saindo do pôster com os rostos sorridentes.

App: Hipstamatic, Configurações: lente John S e filme Ina’s 1969

App: Mill Color – usei para alterar a cor e colocar alguns detalhes

App: PS Mobile – um pouco mais de ajustes em cor, exposição e contraste

-Brian Durniak

iPhone 3GS + CameraBag

Câmera: iPhone 3GS

App: CameraBag

Filtro: CrossProcess

Local: Lago Ontário, Canadá

Tirei algumas fotos enquanto caminhava no píer ontem à noite. Havia uma formação de nuvens e raios de luz refletidos na água. Eu brinquei com o app CameraBag até encontrar a forma ideal para esta foto.

-Andrew O’Hoski

Motorola Droid/Milestone

Esta foto foi tirada com um Motorola Droid em 25 de junho sem ajustes nas configurações da câmera. Tirei a foto à noite, na Electric Daisy Carnival em Los Angeles, California, no Exposition Park. Na hora, eu e alguns amigos andamos um pouco para ver a dupla Basement Jaxx tocar, e eu queria compartilhar esta imagem com outros amigos e acabei tirando a foto quando todas as luzes estavam na direção do meu celular.

-David Wu

Motorola Droid/Milestone

Estou tentando capturar o lado belo de montanhas-russas sem o estigma de cores brilhantes/show de palhaço que o relações-públicas ou o visitante de um parque de diversões possa tirar. A ausência de um trem quase faz pensar que a montanha-russa foi fechada ou esquecida.

-Robert Gasper

HTC Incredible

Nada retrata melhor o verão que um copo longo e suado, recentemente esvaziado da gim e tônica, e nada retrata melhor uma foto de celular que não ter que levantar da varanda para ir pegar a DSLR e a lente macro. Foto feita, redimensionada e enviada com um HTC Incredible, usando o PicSayPro e o Gmail. O copo é uma tulipa da cerveja Rolling Rock, e tinha xarope de quinino, água com gás da Penguin e gim Tanqueray. Ah, e gelo.

– Noah Montena

Palm Pre

 

Eu tenho um infame Palm Pre, e como a câmera dele não é muito boa, eu achei que poderia tentar capturar algo um pouco mais abstrato; sem photoshop, fotos normais tiradas com meu celular decididamente ficariam ruins. Então eu tirei algumas fotos próximas dos elementos de vidro de uma antiga lente da Nikon, então usei o app "Photo Effects" para inverter as cores, e adicionei um efeito sépia (superoriginal). Usei o Photoshop para reduzir a imagem a 800 pixels de largura.

-Stéphane Lam

iPhone 3GS + App CrossProcess

– Foto tirada com iPhone 3GS

– Editada com app para iPhone "CrossProcess"

Eu preciso de um carro novo e queria um Mini Cooper. Minha esposa praticamente vetou meu desejo de comprar um Mini Cooper (ela acha que não é um "carro de família" e tornaria certas coisas, como ir às compras com nossos dois filhos, um pouco desconfortável… pfff). Enfim, eu estava dirigindo pela estrada e vi um lata-velha à venda. Eu tirei a foto e mandei para minha esposa dizendo, "se eu não puder comprar meu Mini Cooper, você vai acabar dirigindo um carro assim… pensa só, e esta é só uma parte do carro inteiro."

-Matt Burrows

iPhone 4 – Câmera Traseira e Flash

Esta foto foi tirada com meu novo iPhone 4 usando a câmera traseira e o flash LED. Eu gosto da qualidade abstrata da foto. Basicamente, era um copo quase vazio de leite, e eu (provavelmente não deveria ter feito isto mas) deixei o celular em cima do copo e tirei algumas fotos com o flash ligado. Depois disso, eu importei a foto que eu curti no app Camera+ no iPhone, e escureci as bordas e mudei as cores um pouco, para torná-la levemente mais abstrata e meio alien. Eu ainda fico impressionado com a qualidade das fotos que este novo celular faz.

-Ralph

Celular não-identificado

Não há subversão aqui, esta é apenas uma foto. Mas o que adoro nela é a história do tempo. A areia com marcas de pingos d’água mostram que houve chuva, forte o bastante para inundar o chão e cobrir a parte inferior da laranja com areia, mas continuar a deixar sua marca no solo depois da pequena inundação. A laranja não caiu da árvore há muito tempo – ao contrário da que apdrece atrás dela – mas ela já passou por muita coisa no solo. Talvez tenha sido esta tempestade que a derrubou da árvore. E agora ela descansa na areia, esperando por alguma criatura pequena e por bactérias ainda menores para devorá-la.

-Joshua Lund

Acer Neotouch S200

Nenhum app ou pós-processamento usado

Como meu aparelho não tem uma câmera ótima (ela é terrível), eu decidi aproveitar sua baixa qualidade.

Eu ativei a função antichoque e tirei algumas fotos da sacada do meu apartamento à noite, fazendo um pouco de pintura com luz (light painting) com as luzes da rua e de outras coisas salpicadas no subúrbio.

-Nathan Cunningham

HTC G1 + Vários Apps

Feita com um HTC G1

App FX Camera

Modo minicâmera

Emulação de processamento "green cross"

Esta foto foi tirada em um passeio com minha filha durante meu momento favorito da noite, que eu raramente consigo ver por causa do trabalho. Eu tirei cerca de 30 fotos e levei duas horas para escolher uma. Eu adoro uma boa silhueta.

-Luis Fregoso

iPhone 3GS + Vários Apps

Feita com um iPhone 3GS, no bar Live Bait no Flatiron District de Nova York. Feita com pouca luz, contra um prato refratário. Depois que tirei a foto, abri o LoMob para aplicar a grade e o efeito preto-e-branco, e usei o app do Photoshop para cortar a imagem. Obtive esta imagem em menos de um minuto.

[Nota do editor: já virou capa de CD!]

-Christian Ghligliotty

iPhone 3G + Best Cam App

Eu tirei esta foto em uma noite chuvosa de quinta-feira, quando meu carro parou em um sinal vermelho e trilhos de trem em Depot Town, distrito histórico de Ypsilanti, Michigan.

A foto foi tirada com um iPhone 3G bem antes de o semáforo ficar verde. O app móvel "Best Cam by Chase Jarvis" me permitiu aplicar o efeito "Jewel", que iluminou as cores.

[Nota do editor: grande, a foto fica um pouco borrada; mas quando pequena, eu gosto das gotas d’água, que parecem congeladas no ar.]

-Diana Madrigal

iPhone 3GS + Vários Apps

Esta foto foi tirada com meu iPhone 3GS na Red River Exposition, em Winnipeg, Canadá. A Ex acontece uma vez por ano, e pessoas de toda a província inundam a cidade para participar. Existe todo tipo de corrida, mas eu não me lembrava desta (Cliff Hanger) lá antes. Tirei esta foto enquanto eu e meu amigo esperávamos na fila. Ela foi tirada ao entardecer com o app padrão da câmera, depois processada com o app Cross Process, então levada ao app Mill’s Colour para ajuste final de cores, e cortada à proporção 16×9 com meu app CineCrop para iPhone, ainda a ser lançado.

-Kert Gartner

iPhone 3GS + Telescópio + Camera+

Para esta foto, usei o app Camera+ para tirar a foto, com a função Estabilizador ativada. Eu posicionei o iPhone em uma lente de telescópio, e bati a foto. Depois, usei o PS Mobile para mexer na exposição, saturação, contraste etc.

-Rafael Valério

[Felipe Ventura: este trabalho é made in Brazil! Valeu Rafael!]

Motorola Droid/Milestone

Esta foto foi tirada usando um Motorola Droid com o app "FxCamera", usando o efeito ToyCam. Não há uma história em especial aqui, só estava testando o app pela primeira vez no meu quintal, e os resultados me surpreenderam. A imagem define "verão" para mim.

[Nota do editor: foi muito difícil escolher um vencedor para este concurso, e de todos os olhos extras que eu recrutei, cada um tinha um favorito diferente. Então escolhi esta foto para a classificação final, porque ficou na minha mente depois de vários dias. É uma composição excelente com um sujeito que eu diria que foi melhorado com filtros.]

-Spencer McCoy

iPhone 4

Tirada usando um iPhone 4. Eu saí para caminhar e comecei a tirar fotos. Eu voltei para casa e notei o artigo do concurso. Fui ver todas as minhas fotos e escolhi a que eu mais gostei. Eu só estava tirando fotos pra me divertir, não busquei nenhum tipo de estilo.

-Bryan Gosline

Vencedor

Feita usando um iPhone 3GS com o app HDR. Fiquei no estacionamento do meu trabalho durante o por-do-sol e tinha que tirar esta foto. Foto feita em Centennial, Colorado, EUA.

[Nota do editor: foi impossível escolher um vencedor para este concurso, e depois de mudar de ideia várias vezes – não graças às opiniões variadas dos editores do Giz – eu estou perfeitamente contente em colocar esta foto para representar o talento do grupo. É uma foto ótima, que seria difícil de imaginar saindo de um celular há alguns anos, e é um uso excelente de apps de smartphone para câmera.]

-Justin Deavers


Obrigado a todos por participar do nosso maior Desafio Fotográfico de todos. E há literalmente centenas de outras fotos para você apreciar nas dez galerias a seguir! Basta clicar nos links abaixo para ver cada galeria em uma só página.

Galeria 1Galeria 2Galeria 3Galeria 4Galeria 5Galeria 6Galeria 7Galeria 8Galeria 9Galeria 10

Galeria 1

Galeria 5 

 

Galeria 7

 

Galeria 10

Sair da versão mobile