Na noite de quinta-feira (17), a competição Insight Astronomy Photographer of the Year anunciou seus vencedores. Os resultados, como esperado, são astronômicos. Eis algumas das nossas fotografias preferidas.

A imagem que abre o post, de Chap Him Wong de Hong Kong, ganhou a categoria Pessoas e Espaço. Ela mostra uma trilha de estrelas que aparece atrás da terceira montanha mais alta de Hong Kong. As luzes são de campistas que caminharam durante a longa exposição.

Enquanto isso, abaixo temos uma fotografia do Cometa/2014 E2 Jacques no caminho da nebulosa NGC 896 de Lefteris Velissaratos, da Grécia, que ganhou a categoria Planetas, Cometas e Asteroides. Os jurados apontaram que essa foi uma “imagem difícil muito bem feita porque o cometa de move em direção à nebulosa no fundo.” De qualquer forma, é espetacular.

fotos-espaco-1

Já a foto abaixo ganhou a categoria Jovem Pessoa. Ela foi tirada por George Martin, um jovem britânico de 15 anos e mostra o Cometa Lovejoy e seu “movimento contra as estrelas porque parece que as estrelas estão atrás dele” – resultado de um processo de empilhamento usado para juntar a imagem. Imagina que loucura ser capaz de tirar uma foto dessas com 15 anos!

fotos-espaco-2

Por fim, essa imagem do eclipse solar de 2015 vista em Svalbard, por Luc Jamet, da França, venceu a categoria Vistas do Céu. É uma image particularmente bonita – misteriosa e majestosa.

fotos-espaco-4

Você pode ver mais imagens no site da competição Insight Astronomy Photographer of the Year 2015. Veja algumas delas na galeria abaixo:

Todas as imagens são de seus respectivos fotógrafos e da Astronomy Photographer of the Year/National Maritime Museum.