O iOS 4.1 da Apple dará aos iPhones 3G, 3GS e 4 a função de tirar fotos HDR – técnica que funde fotos com diferentes exposições para criar imagens com cores e luzes vibrantes – mas como ficam essas fotos? Passamos algum tempo com o iOS 4.1 Gold Master e descobrimos.

A ideia por trás das fotos HDR é que elas se pareçam mais com o que nossos olhos veem, em relação a fotos normais – veja 183 exemplos no nosso Desafio Fotográfico. Em muitos casos, isto leva a fotos bastante brilhantes e com cores vivas, mas no caso do iPhone 4 com iOS 4.1, não foi sempre esse o caso.

Nós só brincamos com a função por pouco tempo, mas percebemos que ela parece favorecer, ou até privilegiar, as partes brilhantes. Isto faz algumas das fotos HDR parecerem lavadas, quando comparadas à versão não-HDR, mas na verdade deixa as cores ficarem mais naturais. Isso também significa que os problemas de equilíbrio de branco do iPhone 4 agora são coisa do passado.

Mas vale notar que a função HDR parece sofrer um pouco em ambientes com pouca luz, ou situações onde não há um alcance dinâmico a se explorar. (HDR significa "grande alcance dinâmico", e aumenta o trecho entre o valor mais escuro e o mais claro de uma imagem.) Meu banheiro parece causar uma dessas situações, porque meus pobres patinhos de borracha confundiram a função HDR e criaram uma imagem meio zoada, apesar de o iPhone 4 ter sido segurado com firmeza durante a foto:

Fora este probleminha, a função HDR parece levar a fotos bem mais naturais em geral. Mas como nem sempre é fácil prever quando este será o caso, eu recomendo mudar as configurações para salvar tanto a versão HDR como a versão com exposição normal.