Os europeus navegaram bravamente durante a Era dos Descobrimentos, um período que se estendeu do início do século XV até o século XVII. É difícil lembrar hoje em dia que muitos dos lugares que eles chegaram eram completamente desabitados. Mas este mapa mostra quais pedaços de terra eram, até a chegada dos aventureiros, totalmente inexplorados por humanos.

Compilado por Bill Rankin do Radial Cartography, o mapa mostra terras que foram vistas pela primeira vez pelos olhos humanos entre 1400 e 1900. Entre eles está a bela ilha de Fernando de Noronha, um território brasileiro. Rankin explica o mapa:



Ele mostra como o Tratado de Tordesilhas dividiu o mundo do século XVI entre os portugueses e os espanhóis; ele também mostra o domínio dos britânicos na Australásia e no sul da Convergência Antártica. O contraste está no padrão aleatório de cores no Ártico, Pacífico e sul do Oceano Índico onde a caça agressiva muitas vezes resultou em uma concorrência destrutiva.

No mapa, os territórios em laranja foram explorados pelos espanhóis, enquanto os verdes ficaram com Portugal. A Holanda foi responsável pelos vermelhos, e o Reino Unido pelos que estão em rosa.

Pense como deve ter sido sair de um barco e perceber que está em um pedaço de terra nunca antes explorado. Fantástico. [Radial Cartography via Chart Porn]

descobrimentos1