Não é só o pessoal da segurança de aeroportos que pode te ver nu com seus scanners de corpo inteiro. As vans Z Backscatter, da AS&E, fazem a mesma coisa. A única diferença é que, bem, vans são veículos móveis que podem andar nas ruas e escanear qualquer pessoa.

Como essas vans funcionam? A Forbes explica:

As vans Z Backscatter, ou ZBVs, como a companhia prefere chamar, espalha uma estreita camada de raios X em objetos próximos, e lê aqueles que retornam. Raios absorvidos indicam materiais densos, como metal. Raios mais dispersos indicam objetos menos densos que podem incluir explosivos, drogas, ou corpos humanos. Essa habilidade as transforma em poderosas ferramentas de segurança, aplicação de lei e controle de fronteiras.

O “objetivo principal” das ZBVs é de “visualizar os veículos e seus conteúdos”. Eles prometem que “o sistema não pode ser usado para identificar uma pessoa individualmente, seja por raça, sexo ou idade”. O que parece bem seguro… MAS a AS&E admite que os scanners das ZBVs penetrarão nas roupas das pessoas. Traduzindo, os scanners verão com clareza todos os seus mínimos detalhes.

Talvez a questão mais assustadora é não saber para quem a AS&E venderá essas vans, eles só dizem vagamente que tem compradores “em todos os continentes, menos na Antártica”. Pode me chamar de conservador, mas se alguém vai me ver peladão, eu quero pelo menos saber o nome da pessoa. [Forbes]