_Arqueologia

Estátua magnífica de arenito é descoberta perto de templo lendário no Camboja

Descrevendo como algo que só acontece nos filmes, uma equipe de arqueólogos cambojanos descobriu uma estátua de arenito de 800 anos, pesando 200 quilos. Os especialistas dizem que é a estátua mais significativa a ser descoberta no famoso sítio arqueológico do Angkor Park em anos. • Origem do machado de Ötzi, o Homem do Gelo, […]

Descrevendo como algo que só acontece nos filmes, uma equipe de arqueólogos cambojanos descobriu uma estátua de arenito de 800 anos, pesando 200 quilos. Os especialistas dizem que é a estátua mais significativa a ser descoberta no famoso sítio arqueológico do Angkor Park em anos.

• Origem do machado de Ötzi, o Homem do Gelo, sugere sofisticação da Europa na Idade do Cobre
• Arqueólogos descobrem ‘Túmulo de Gigantes’ na China

Arqueólogos e saqueadores têm examinado a terra do Parque Arqueológico de Angkor, no Camboja, há anos, e hoje em dia é muito rara uma descoberta além de um pedaço de cerâmica ou outro. Essa área é o lar do maior monumento religioso do mundo, um templo hindu construído pelo império Khmer no início do século 12 e mais tarde transformado em um monumento budista. Então, imagine a surpresa quando os arqueólogos da Apsara Authority, a organização governamental que gerencia o Angkor Park, descobriram essa incrível estátua, enterrada a apenas 40 centímetros de profundidade.

Imagem: Apsara Authority

Como noticiou o The Cambodia Daily, a estátua de arenito foi descoberta no segundo dia de uma escavação no Angkor Park, um destino turístico popular. A estátua, que tem quase dois metros de altura, estava com os braços e pernas faltando, mas o restante está surpreendentemente intacto. Entalhes em seu corpo e cabeça ainda são claramente visíveis. As autoridades dizem que a estátua será estudada, limpa e colocada em exposição pública em um museu na província do noroeste de Siem Reap, onde Angkor está localizada.

A estátua foi feita à imagem de um guarda, e imaginam que ela estava na entrada de um hospital que estava localizado ao lado da entrada norte de Angkor Thom, a famosa cidade murada do rei Jayavarman VII. Durante seu reinado, esse rei do século 12 foi responsável pela construção de mais de uma centena de hospitais em todo o seu império. Ankgor foi a capital do Império Khmer, que prosperou dos séculos 9 ao 15. O hospital onde essa estátua foi encontrada foi um dos quatro construídos na área, nenhum dos quais foi completamente escavado.

“O reinado de Jayavarman VII foi realmente notável em termos de programas sociais”, disse Tan Boun Suy, vice-diretor geral da Apsara Authority, ao The Cambodia Daily. “O hospital consistia de edifícios de madeira e uma capela erguida em pedras. O que permanece é a capela… já que as estruturas de madeira desapareceram há muito tempo .”

Os arqueólogos da Apsara estarão trabalhando na área por mais 12 dias e esperam fazer mais descobertas. Não se sabe muito sobre esses hospitais e como eles funcionaram, ou sobre as vidas ou pessoas comuns que viveram durante o tempo. Além dessa estátua maciça, os arqueólogos também descobriram uma outra estátua e evidências de estruturas de madeira, incluindo telhas e cerâmica.

Imagem: Apsara Authority

Os arqueólogos também esperam encontrar estátuas de Buda. Durante o reinado do rei Jayavarman VIII, muitas estátuas de Buda foram destruídas na tentativa de restaurar o brahmanismo no país. Algumas das peças restantes foram roubadas, mas algumas estátuas de Buda foram enterradas para serem protegidas. Em 2011, arqueólogos no templo de Angkor Wat descobriram um par de grandes estátuas de Buda, as maiores encontradas no local em oito décadas.

Com a descoberta desse guarda de hospital, há agora a esperança de encontrar outros tesouros esquecidos.

[The Cambodia Daily via BBC]

Imagem do topo: Apsara Authority via The Cambodia Daily

Sair da versão mobile