Faz quase um ano desde que o Google anunciou seu experimento de detecção 3D usando tablets e smartphones, mas agora que o Project Tango está nas mãos de alguns desenvolvedores, finalmente podemos dar uma olhada no que pessoas talentosas podem fazer com uma tecnologia extremamente avançada.

Quando o Google apresentou o Tango — que usa dois processadores de visão, sensor de profundidade e uma câmera de sensores de movimento para dar a um tablet as mesmas capacidades de um scanner 3D — havia muitas maneiras de imaginar que ele seria útil: JogosCompras. Sim, publicidade, também.

>>> Google leva o surpreendente Project Tango para tablets que mapeiam o mundo em 3D

Mas mesmo assim, senti falta de mais imaginação. Felizmente, desde que o Google distribuiu uns cem tablets para desenvolvedores independentes, estamos recebendo alguns apps de demonstração muito criativos e interessantes, como é o caso do Space Sketchr, app demo desenvolvido pela Left Field Labs, um estúdio que fica em Venice, Califórnia.

[youtube FEv8BJmqiXw 740 416]

Você pode imaginá-lo como um aplicativo de desenho padrão — escolha suas cores, sua caneta, suas estampas e toque a tela do tablet para fazer uma marca. Simples. Mas ele tem um diferencial: você está desenhando enquanto se move pelo espaço. Graças à capacidade do Tango de saber como o tablet está se movendo pelas três dimensões do espaço, usando sua câmera embutida de sensores de movimento, ele pode rastrear onde e quando você risca uma linha — gravando os movimentos e criando um desenho 3D a partir deles.

Dê uma olhada no vídeo acima. O usuário pode tocar na tela enquanto anda, desenhando uma espiral que se estende para além do plano da tela. Depois de gravado, outros usuários podem explorar o desenho utilizando o Tango. É uma sacada incrivelmente legal de como algo tão simples quanto um aplicativo de desenho pode se tornar uma experiência bem mais interessante quando o sensores 3D estão envolvidos.

>>> [Hands-on] Project Tango, do Google: realidade virtual no tablet é mais legal do que você imagina

>>> Project Tango, do Google, está pronto para dar visão de Kinect ao seu próximo tablet

Como a Left Hand aponta, é mais uma escultura do que qualquer coisa. “Imagine um novo tipo de escultura ou desenho com uma linha do tempo no espaço,” eles escrevem. “Uma nova dimensão dos aplicativos está prestes a ser descoberta.” Você já pode entrar no Google Play e baixar, se for um dos sortudos a ter o Tango.