O vídeo a seguir talvez restaure a sua fé na humanidade. Mas antes de vê-lo, você precisa conhecer seu contexto.

Este vídeo foi gravado na Espanha, meu país de origem. Você provavelmente já ouviu falar que ele está sofrendo uma recessão terrível. A situação é péssima: desemprego na casa dos 25%, políticos corruptos em todos os lugares, e bancos tomando casas depois de receberem ajuda do governo (financiada pelos contribuintes). As pessoas estão cansadas, enojadas e pobres. Mas há esperança, como este vídeo mostra:



O caixa eletrônico, situado em diferentes cidades, tinha uma mensagem simples em sua tela:

Receba 100 euros (R$ 260). Sem cartão.

Quando as pessoas paravam e tocavam em Sim, o caixa respondia: “Mas só se você concordar em compartilhá-lo”. Novamente, todos tocavam em sim. Depois disso, o ATM perguntava se eles precisavam de alguma sugestão para compartilhá-lo. Novamente, muitas pessoas tocavam em sim. O caixa dava várias opções, como “contratar um contador de histórias para as crianças de sua vizinhança”, ou “comprar fraldas para uma mulher grávida”.

Depois disso, o caixa soltava um envelope com 100 euros em dinheiro dentro, pedindo-lhes para compartilhar a experiência, mas com absolutamente nenhuma obrigação de realmente fazer isso. As pessoas poderiam só receber o dinheiro e usá-lo da maneira que quisessem.

Aqui é onde as coisas começam a ficar interessantes: parece que várias pessoas realmente dividiram o dinheiro com outros. No vídeo, você pode ver alguns dos vídeos apresentados, mostrando o que eles fizeram. Fraldas para mulheres com filhos, basquete, triciclo, dois ingressos de teatro para um casal de idosos, tortilla española para compartilhar com os pedestres em uma noite fria… e assim por diante.

É inspirador ver que, mesmo em face da adversidade, as pessoas podem ser boas. Claro, isso foi feito pela Coca-Cola, mas isso não o torna menos comovente ou significativo. Ele mostra por que os espanhóis podem ter alguma esperança, mesmo na situação difícil pela qual estão passando.