Você também se aborrece com um surto de soluço? Aparentemente o canudo HiccAway promete ser uma cura para a situação. Para maioria de nós, o surto ocasional de soluços costuma desaparecer por conta própria ou por meio de alguma cura bizarra desenvolvida em casa. Para outros, entretanto, pode ser um problema sério e contínuo resultante de um medicamento ou um efeito colateral de uma cirurgia. 

Em uma pesquisa publicada recentemente, os criadores do HiccAway relataram que de 203 participantes em um estudo recente que responderam a uma pesquisa sobre a eficácia do canudo testado, mais de 90% relataram que era eficaz para remediar um surto de soluços. 

Para entender como o canudo funciona, precisamos entender quando os soluços começam. Quando o diafragma se contrai, os pulmões se enchem de ar, começa a ter espasmos, iniciando uma reação em cadeia quando o nervo vago entra em pânico e fecha rapidamente a epiglote na parte de trás da garganta, criando aquele temido ‘som de soluço’. É um reflexo de emergência que é praticamente inútil para os humanos modernos, mas estamos presos nele por um tempo.

Alguns afirmam que tomar repetidamente um copo d’água segurando o nariz ou simplesmente prendendo a respiração pelo tempo que puderem, fazem os soluços desaparecerem. Mas Ali Seifi, uma médica neuro-intensiva da Universidade do Texas em San Antonio acredita que encontrou uma cura de $14 dólares que é muito mais confiável.

Inspirado nos canudos grossos e colheres que o McDonald’s usa para misturar e servir seus sorvetes McFlurry, o canudo HiccAway apresenta uma grande abertura na parte superior onde os usuários colocam a boca e um orifício muito pequeno na parte inferior que requer uma quantidade enorme de sucção para puxar a água para cima. Ao tentar beber com o canudo HiccAway, o abdômen da pessoa baixa e sua epiglote se fecha — o que estimula os dois nervos responsáveis ​​pelo controle dessas partes do corpo, o vago e o frênico, que por sua vez ajudam o cérebro a se recompor, pondo fim a um surto descontrolado de soluços. O termo científico para o HiccAway é FISST, ou a ferramenta de sucção e deglutição inspiratória forçada, mas o nome anterior tem um significado melhor de marketing.

Ainda que tenha funcionado em 90% das pessoas que experimentaram, o canudo não funciona para todos, e também não é uma uma cura permanente que garante que você nunca mais terá soluços. 

Assine a newsletter do Gizmodo

Mas por esse valor, é um pequeno preço a ser pago pelo que poderia representar um alívio efetivo temporário para uma condição que talvez nunca possamos realmente curar. Se você é compreensivelmente cético, Seifi também sugere que qualquer um poderia fazer seu próprio HiccAway modificando um canudo/colher de McFlurry com um orifício menor na parte superior,  além de aproveitar o sorvete – outra coisa que ajudará a distrair seu cérebro.