Balançar é um dos prazeres mais simples da vida, e muitos de nós provavelmente não tivemos a oportunidade de aproveitá-lo nos últimos anos. No Convento das Domínicas, em Guimarães, em Portugal – um Patrimônio Mundial da Unesco – as designers Cláudia Oliveira e Isabel Bourbon, do estúdio Elas Duas, deram a chance a visitantes de todas as idades de balançarem em uma instalação com recursos sonoros especiais.

Três tábuas de madeira foram presas a cordas e formam o “Baloica“. Cada uma delas emite uma nota única quando se movimenta para frente ou para trás. Apesar de algumas vezes dissonantes, os acordes resultantes são bem agradáveis de ouvir; em um ponto do clipe, a trilha sonora é complementada pelos tons profundos de sinos da igreja tocando a distância.

As mecânicas de como tudo isso funciona não são mostradas no vídeo, então é difícil entender como elas fizeram isso, mas o conceito (e a execução!) é lindo do mesmo jeito. Elas poderiam se juntar ao pessoal do Daily Tous Les Jours para um show itinerante, não? [notcot]