_Apple

Este é o chip que a Apple usará para tentar diminuir a venda de cabos baratos

Se você pretende comprar um iPhone 5 e está em busca de um adaptador barato de outra empresa para economizar algum dinheiro, melhor ler isso antes de fazer uma escolha. Há um chip autenticador nos adaptadores oficiais e provavelmente adaptadores de outras empresas não funcionarão sem ele. Peter, do Double Helix Cables, encontrou o desagradável […]

Se você pretende comprar um iPhone 5 e está em busca de um adaptador barato de outra empresa para economizar algum dinheiro, melhor ler isso antes de fazer uma escolha. Há um chip autenticador nos adaptadores oficiais e provavelmente adaptadores de outras empresas não funcionarão sem ele.

Peter, do Double Helix Cables, encontrou o desagradável chipzinho enquanto dissecava um dos novos e oficiais cabos Lightning. Posicionado entre o contato do USB e o pino de energia do plugue do Lightning, o chip parece ser a chave para manter os cabos e adaptadores Lightning na mão da Apple. Esse tipo de chips de autenticação não são incomuns em acessórios mais sofisticados, mas é a primeira vez que aparece em algo tão básico como um cabo de energia, em meio de linhas de força. De acordo com Peter, o chip não bloqueia linhas de dados, mas você precisa de dados e energia para conectar por USB. Isso pode significar inúmeras coisas.

Isso pode significar que o sistema é menos nefasto que um sistema de autenticação, e que é apenas para regular a energia – mas ele parece como um micro controlador de algum tipo, ele não parece com nenhum regulador de voltagem de aparelhos de jardinagem que eu já vi. Ele tem um acabamento espelhado e metalizado com números marcados a laser no exterior, e ele não parece com um circuito integrado genérico. Se ele custa realmente U$3,50 por plug Lightning, então ele pode ser algo de alta tecnologia. Independente do que é, é caro e muito miniaturizado. E o cabo não irá funcionar sem ele, e isso eu posso garantir.

“Basicamente não existe nenhuma maneira de que cabos de outras empresas sejam funcionais”, Peter contou ao Apple Insider. “Você não pode montar um cabo Lightning apenas fazendo algo com o mesmo formato e conectividade.” Isso significa que todos aqueles conectores que outras empresas produzem vão encaixar nas portas do iPhone 5, com certeza, mas eles provavelmente não vão funcionar. O que parece como US$10, US$20 ou u$30 pode acabar aparecendo como desperdício. Então se você está com pressa, adaptadores oficiais são provavelmente a melhor aposta.

Se você não está, você pode sentar e olhar se alguém consegue descobrir como falsificar esses chips, mas isso pode se tornar bem difícil. Peter colocou dessa maneira em um email para nós:

“Ainda falta descobrir se é possível fazer engenharia reversa nesse chip. Ninguém que conheço foi capaz de quebrar o programa MFi antes, desde bases digitais da Apple e outros sistemas certificados para MFi esses produtos custam bem caro e vem apenas de empresas de nome bem estabelecido que participam do programa. Eu nunca vi nenhuma outra marca com uma versão super barata das interfaces de áudio digital USB do iPod que custa centenas de dólares. Se o chip tem algum tipo de código interno que faz a autenticação com o iPhone, então com certeza pode ser difícil de duplicar. Se ele faz alguma função “inteligente” como designação de pino ou algo maluco como isso, então isso será definitivamente mandatório. Apple tem dito que é um conector “inteligente”, mas é assustador que um simples cabo de para carregar e sincronizar precise de complexidade adicional. Mas enquanto alguns engenheiros de verdade tentam descobrir o que o chip faz (Pessoas do MFi e sob acordos de confidencialidade, então acredito que eles não tem como nos contar sem quebrar a confidencialidade) enquanto permanece aberto a debate por que um cabo como esse.”

Talvez seja necessário um grande poder cerebral de engenheiros para descobrir o que esse chip está realmente fazendo. Enquanto isso, produtos oficiais são as únicas opções certas. [Apple Insider, Peter (Double Helix Cables)]

Sair da versão mobile