A Marinha dos EUA não permite que seu pessoal use iPads ou Kindles – eles são arriscados demais – mas há um limite de quantos livros podem ser colocados em um submarino. Então ela desenvolveu um leitor super-seguro para livros digitais para ser usado no fundo do mar.

A Marinha dos EUA apresentou o Navy eReader Devide – ou NeRD. É um e-reader no mesmo estilo do Kindle, mas sem conexão com a internet nem armazenamento removível – e nenhuma forma de adicionar ou apagar conteúdo.



Ele vem carregado com 300 livros que nunca são modificados. A seleção inclui ficção moderna – aparentemente Tom Clancy e James Patterson são populares na Marinha – assim como não-ficção, clássicos, e muitos volumes sobre história naval.

Pode parecer um pouco limitado, mas é seguro e dá ao pessoal da Marinha uma biblioteca que de outra forma ocuparia muito espaço. Aparentemente cerca de cinco desses dispositivos serão enviados aos submarinos dos EUA para serem compartilhados entre os membros da tripulação, mas mais deles serão produzidos com o tempo.