_Tecnologia

Este é o único relógio que me interessa

Para quem corre, este é um dos gadgets mais esperados dos últimos tempos: o Nike+ Sportswatch GPS, anunciado na CES em janeiro, já pode ser comprado nos EUA por US$ 199. Agora você pode usufruir da tecnologia que monitora suas corridas de todas as formas possíveis sem depender de qualquer produto da Apple como intermediário. […]

Para quem corre, este é um dos gadgets mais esperados dos últimos tempos: o Nike+ Sportswatch GPS, anunciado na CES em janeiro, já pode ser comprado nos EUA por US$ 199. Agora você pode usufruir da tecnologia que monitora suas corridas de todas as formas possíveis sem depender de qualquer produto da Apple como intermediário. Isso é bom.

Lançado em 2007, o Nike+ foi um invento genial para a própria Nike e corredores-amadores: um kit que consistia em um chip para colocar no tênis (alguns tênis da Nike têm um buraco feito para o negócio) e um receptor para o seu iPod. Quando você conecta o iPod com sensor no computador, ele manda todos os dados de corrida para sua página no site da Nike, que tem seu histórico e recordes. Recentemente a coisa ficou mais interessante, com planejamentos de treino, metas e troféus. E isso, para mim, que comecei a correr há pouco tempo, é o mais sensacional: se você conseguir transformar a atividade física solitária em um jogo, com “hi-score” automático e achievements, eu estou dentro.

O problema pra mim sempre foi a dependência dos intermediários caros da Apple. O app Nike+ funciona até no iPhone 4 sem receptor e chip no tênis, só na base do GPS e acelerômetro, mas por isso mesmo é imperfeito (basta correr embaixo de árvores que a falha do GPS pode te dar velocidades sobrehumanas). Como correr com um celular grande e caro no braço pelas ruas de São Paulo também não é a opção mais segura – e o iPod Nano é um relógio caro demais para o que oferece – a chegada do Nike+ Sportwatch é muito bem-vinda, por ser mais discreto (apesar de não tão discreto).

Ele também tem GPS, da TomTom, mas sincroniza os dados com o chip que vai no tênis, para não dar erro. Além disso, se você tiver aquele frequencímetro da Polar compatível, ainda tem uma medida exata de quantas calorias gastou – e quanto seu corpo aguenta. Para quem quer jogar com o corpo sem o auxílio do Kinect, é altamente recomendável. Sim, você ainda vai precisar de outra fonte de música (alguém corre sem música? Qual o propósito?), mas eu troco o iPhone 4 pelo meu Zune HD para isso a qualquer hora. [Nike]

Sair da versão mobile