O avião balançando sem controle no céu não é efeito especial nem um aeromodelo. É um Tupolev Tu-154 de verdade, um jato de três turbinas cujo modelo foi criado pela União Soviética nos anos 60. Se você tem medo de avião, melhor não assistir a este vídeo.

Aparentemente, as superfícies de controle do avião ficaram loucas logo depois que ele decolou do campo de aviação de Chkalovsky, mas de alguma forma os pilotos conseguiram guiá-lo de volta à terra sem (mais) problemas. Estar dentro desse liquidificador voador deve ter sido um pesadelo – e, ao mesmo tempo, uma situação terrível e um bom trabalho para os pilotos.

De acordo com a descrição no YouTube, o avião voltou aos ares para um teste no final de março, depois de 10 anos guardado e sem voar. A Aeroflot, estatal russa de aviação, aposentou em 2010 o Tu-154, o principal modelo da sua frota por três décadas. Foi em um Tu-154 que morreu o presidente da Polônia em 2010, em um dos mais de 110 acidentes sérios com o modelo de aeronave nos últimos 40 anos. Neste ano, a Autoridade Federal de Aviação da Rússia recomendou o afastamento completo do Tu-154 nos serviços de aviação. Depois de ver o vídeo, a medida faz todo o sentido. [Jalopnik]