Sim, é um conceito. Não, não é uma loucura assim tão grande. Este iate voador de 36m de comprimento poderia funcionar. Afinal, é só um ecranoplano bem bonito, híbrido de avião e embarcação que pode flutuar como um navio e voar por alguns metros pela superfície da água.

Ecranoplanos foram criados originalmente na Escandinávia, mas foi Rostislav Alexeev, engenheiro soviético do Bureau Central de Design de Hidrofólios, que os aperfeiçoou e construiu monstros como este aqui:

[youtube gIr8bjg_o2U]

Na época, estes híbridos de navio e avião foram criados para transportar vastas quantidades de máquinas pesadas de guerra e soldados a uma velocidade bastante alta, usando uma coisa chamada efeito solo: à medida que o ecranoplano aumentava de velocidade, as pequenas asas interagiam com a superfície embaixo, levantando a nave por alguns metros acima da superfície da água. O maior ecranoplano durante esses anos era o “Caspian Sea Monster”, um titã de 550 toneladas que poderia viajar até 20m acima da água, voando a impressionantes 740km/h – muito mais rápido que qualquer outro transporte aquático.

Veja todas as fotos em uma só página clicando aqui

Depois do colapso da União Soviética, os ecranoplanos militares de larga escala foram abandonados. No entanto, outras empresas vêm construindo ecranoplanos menores, e alguns conseguem levar até seis pessoas. Nenhum deles tão grandes como este EkranoYacht que, mesmo sendo tecnicamente possível de se desenvolver e construir, provavelmente seria caro demais até para bilionários russos. Dito isto, se tiver algum bilionário russo lendo isto, então por favor transforme este conceito em realidade, e liga pra gente. Você vai deixar muito nerds bastante felizes, incluindo eu. [Design Awards via Born Rich]