_Natureza

Este lago acumula boa parte do lixo que nossa necessidade por gadgets produz

Lago em cidade da China despeja todos os resíduos que os minerais usados em celulares, tablets, TVs e outros produzem.

Essa imagem que mais parece um filme de ficção científica no qual o planeta foi destruído é, na verdade, uma fotografia bem real de um lago tóxico em Baotou, a maior cidade industrial na Mongólia Interior, na China. Ele foi criado artificialmente para servir como local de despejo de resíduos que o processamento de minerais gera — minerais estes que estão presentes em nossas TVs e celulares. O município é um fornecedor global de minérios, sendo o principal distribuidor de metais de terra-rara do mundo — minerais presentes em muitas coisas: ímãs, turbinas de energia eólica, motores de carro e nas pequenas peças que fazem nossas TVs funcionarem. Acompanhado de arquitetos e designers do Unknown Fields Division (grupo que viaja o mundo em expedições em busca de “mundos alternativos, paisagens alienígenas, ecologias industriais e cenários precários”), um repórter da BBC esteve no local para conhecer, e entender, o que é este lago tóxico e como nossa gana por novos produtos tecnológicos está relacionada a ele.


Uma mina de carvão em Baotao. Imagem: Liam Young/Unknown Fields

Os metais de terra-rara são um dos grandes responsáveis pela ascensão tecnológica e econômica da China. Só em 2009, o país produziu 95% desses minérios e Baotou sozinha é dona de 70% das reservas mundiais. Mas tudo isso vem com um custo: a indústria desses minerais deixou uma marca clara na cidade, e não foi só neste lago artificial nojento. É difícil dizer onde termina a cidade e onde começa a área industrial; canos enormes surgem do chão e passam por ruas e calçadas; as ruas são largas para acomodar os enormes caminhões que transportam carvão que dominam o trânsito e a cidade tem um “constante cheiro de enxofre”, segundo a BBC.

A cidade explora o cério, mineral raro aplicado das mais diversas formas, desde colorir vidro, até a produção de catalizadores — a BBC visitou uma fábrica que produz óxido de cério, usado para polir touchscreens de smartphones e tablets. Baotou também explora neodímio, minério usado para a produção de lasers, tingir vidro, mas usado especialmente na produção de ímãs de pouco peso, que são encontrados em fones de ouvido internos, microfone de celulares e discos rígidos de computadores. O neodímio é encontrado também na produção de turbinas eólicas e na nova geração de carros elétricos.


Dentro de uma refinaria de minerais raros da Terra em Baotou. Imagem: Daily Mail

Ambos os minerais, apesar de serem chamados de raros, são encontrados com certa abundância em todo o planeta. Para tornar estes minerais utilizáveis, no entanto, é preciso que eles passem por processos perigosos e caros. Por exemplo: o cério é extraído ao esmagar misturas minerais dissolvidas em ácido nítrico e sulfúrico e isso precisa ser feito em escalas industriais, o que gera grandes porções de lixo tóxico — e estes minerais não são apenas processados com ácido: são extraídos do solo usando químicos. “Não existe um passo desse processo que não seja desastroso para o meio ambiente”, diz Du Youlu, do departamento de segurança e proteção ao meio ambiente do Baogang Group, uma entidade mantida pelo governo que opera na maioria das fábricas processando toneladas do lixo antes dele ser despejado.  O fato de esses minerais serem garimpados apenas na China talvez esteja mais relacionado à disposição do país em receber este dano ambiental do que à localização e extração dos minérios. E é possível ver como isso afeta o ambiente com o lago tóxico.

O lago foi criado represando um rio e inundando o que um dia foram fazendas — hoje, as antigas fazendas servem apenas de despejo de lixo tóxico. É possível vê-lo pelo Google Maps aqui, e ao aproximar a imagem, dá pra ver os dutos usados para despejar o líquido preto no lago. Du Youlu explica ao Daily Mail que o lago possui 30 metros de profundidade, aproximadamente 10 km de diâmetro e fica um metro mais largo a cada ano. Representantes do Greenpeace dizem que aldeões vizinhos se expõem a inúmeros riscos de saúde, de cancerígenos a radioativos — e não é só o lago que apresenta risco a estes moradores: a fumaça do processo utilizado nos minerais também é de grande risco à saúde desta população.

É aterrorizante ver como a nossa necessidade por novas tecnologias — cada vez menores e mais rápidas — destrói pouco a pouco vidas e cidades inteiras, nos fazendo questionar não só a real necessidade de se fabricar tantos aparelhos, mas também a de energias tidas como limpas, como a eólica: os aerogeradores, ou turbinas de vento, usados em grande parte da Europa, utilizam minerais extraídos e processados na China, o que faz com que nos perguntemos quão limpa é esta energia. Nos faz questionar também se a nossa realidade não está lentamente se tornando um aterrorizante filme de ficção científica. Mas nós ainda podemos mudar o final dele.

Foto de capa: Liam Young/Unknown Fields

[BCC, Daily Mail]

Sair da versão mobile