_Tecnologia

Este microfone profissional da Røde para iPhone é incrível

Um dos microfones favoritos dos profissionais de áudio e podcasters do mundo é o Røde Procaster, que tem uma qualidade bem incrível (e que nós passamos a usar nos últimos dois Gizmodo Acústico, para quem notou a diferença). Na CES 2013, a empresa australiana mostrou o iXY, acessório que transforma o iPhone/iPod/iPad em um mini-estúdio […]

Um dos microfones favoritos dos profissionais de áudio e podcasters do mundo é o Røde Procaster, que tem uma qualidade bem incrível (e que nós passamos a usar nos últimos dois Gizmodo Acústico, para quem notou a diferença). Na CES 2013, a empresa australiana mostrou o iXY, acessório que transforma o iPhone/iPod/iPad em um mini-estúdio de gravação. Nós testamos e ficamos bem impressionados com o acessório de 200 dólares.

Já há microfones disponíveis para iPhone, alguns relativamente bons, como o Apogee MiC e outros mais baratos como o iRig Mic. Mas de todos os que testamos, o iXY é certamente o que traz a qualidade mais impressionante e maior versatilidade.

Tecnicamente, o iXY são dois microfones cardióides apontados para lados distintos, formato presente em alguns gravadores estéreo famosos como o H4N (que o povo do Kotaku usa para gravar o Amigos do Fórum, e que a Banda Mais bonita da Cidade usou para gravar um clipe). Como eles são unidirecionais, são ótimos para entrevistas e podcasts, isolando um pouco do ruído externo. Dependendo do que estiver sendo gravado, o iXY também parece uma ótima escolha para montar sobre uma filmadora – há até um hotshoe para isso. Para completar o pacote, a Røde colocou um app no iTunes que é provavelmente o melhor app de gravação que eu já vi, a US$ 6. Por ali é possível não só gravar em diversas qualidades, mas editar e compartilhar de tudo que é forma (FTP, Dropbox, soundcloud) sem sair do programinha. Com o iXY acoplado, o app grava em até 96 KHz, 24 bit, a qualidade audiófila.

Como é um produto bem de nicho, não há planos de lançar uma versão para Android nem uma com o conector lightning, do novo iPhone. Segundo o representante da Røde com quem eu conversei, é importante que o plugue de fone de ouvido fique livre enquanto o iXY é usado (para monitoramento), e o adaptador ajuda nessa tarefa. Se você se interessou, as vendas começam em fevereiro na própria Røde e potencialmente nas Apple Stores, a US$ 199. [Røde]

Sair da versão mobile