_Ciência

Este plástico auto-consertável é perfeito para pessoas estabanadas

A gente sabe que alguns de vocês são tão estabanados que mal conseguem caminhar sem cair. Felizmente para vocês, um novo de tipo de plástico é capaz de se recuperar sozinho e voltar ao estado de novo depois de ser arranhado, raspado ou agredido de forma geral. Adicionando alguns ingredientes extras e um punhado de […]

A gente sabe que alguns de vocês são tão estabanados que mal conseguem caminhar sem cair. Felizmente para vocês, um novo de tipo de plástico é capaz de se recuperar sozinho e voltar ao estado de novo depois de ser arranhado, raspado ou agredido de forma geral.

Adicionando alguns ingredientes extras e um punhado de composto de zinco a uma tradicional resina epoxy, uma equipe de pesquisadores franceses chegaram a um plástico cujas ligações químicas continuamente se quebram e se refazem. Quando ele está frio, o material é bastante rígido e mantém seu formato. Mas ao ser aquecido, o plástico se torna maleável, permitindo a “cura” de pequenos arranhões e falhas.

Geralmente os plásticos sintéticos pertencem a um destes dois tipo: termoplásticos ou termofixos. O primeiro pode ser aquecido e remoldado, mas é fraco, enquanto o segundo só pode ser processado uma vez, mas é resistente. Este novo plástico é um meio termo: é possível remoldá-lo, mas é forte quando está frio. Ele até mesmo mantém as suas propriedades quando é reciclado.

Parece bom demais para ser verdade. E talvez seja. Mas agora eu quero muitas coisas feitas com este plástico. [Science via Science News; Imagem: CNRS/ESPCI/Cyril Fresillon]

Sair da versão mobile