O robô PR2 da Willow Garage é projetado para trabalhar em fábricas desempenhando tarefas repetitivas, mas diferentemente de outros robôs ele não foi criado para um trabalho específico. Em vez disso, pode ser facilmente ensinado a desempenhar praticamente qualquer tarefa – e isso inclui quase todas as etapas de uma lavagem de roupas. Rosie, a robô dos Jetsons, talvez tenha finalmente virado realidade.

Ainda existem algumas lacunas na rotina de lavanderia do PR2. Ele não tem os sensores necessários para distinguir roupas limpas no chão das sujas no mesmo lugar e seu sistema de visão não é capaz de varrer o entorno da máquina de lavar a fim de ver se não ficou nenhuma meia para trás.

Mas quando o trabalho é dobrar roupas saídas da secadora, ele é um mestre e chega até mesmo a pendurar as roupas em cabides. Passar talvez ainda seja um desafio muito grande, mas com um pouco mais de tempo teremos um robô lava-roupas ao nosso dispor que, de quebra, ainda deixa as nossas camisas lisas e prontas para usar. [YouTube via IEEE Spectrum]