_Cultura

Este site reúne referências, bastidores e easter eggs de filmes e séries

Site Alluder tem uma proposta ambiciosa: ser como o "Genius", só que dedicado à sétima arte. Posts trazem informações de bastidores, referências e easter eggs de seus filmes preferidos. Confira

Imagem: Reprodução/Alluder

Entre o momento em que a tripulação do filme “Titanic” avista o iceberg até o capitão tocar o sino de alarme, passam apenas 37 segundos. Foi o mesmo tempo que a colisão levou para ser anunciada na vida real, no dia 14 de abril de 1912, por volta das 23h30. Além disso, o longa dura 2h40 minutos — o mesmo que demorou para a embarcação afundar no oceano.

Como nós do Gizmodo Brasil sabemos dessas informações? Pode colocar na conta do site Alluder.

O site se apresenta como um banco de dados online que reúne informações de bastidores, detalhes de roteiro, referências históricas e artísticas, easter eggs (e mais) sobre seus filmes e séries favoritos. É mais ou menos o que o site Genius faz com músicas — só que com histórias, referências literais e curiosidades da indústria do cinema, streaming e o que mais estiver relacionado à sétima arte.

No fechamento deste texto, o site possuía 52.477 posts sobre 5.994 filmes diferentes. Mas esse acervo, que é colaborativo, só tende a crescer. As informações são sempre “lastreadas” por posts que existem na internet. É possível consultar as referências e checar a veracidade de cada uma das histórias.

Além de servir para os fãs de cinema, o Alluder quer se tornar também uma plataforma para quem produz cinema. Afinal, elementos de cena podem servir como inspiração e facilitar o trabalho de pesquisa e produção para um novo filme — como paletas, jogos de luz, enquadramentos e etc.

É possível encontrar exemplos específicos de técnicas cinematográficas, cenas, aparições de atores, falas ou momentos muito específicos de filmes. Basta selecionar ou pesquisar uma tag para começar a investigação.

O site tem também um aspecto de rede social, por permitir marcar outros usuários em posts e compartilhar referências sobre os filmes.

Para quem se interessa pelo background da indústria do cinema, mas não quer perder a experiência de assistir algo pela primeira vez, vale notar que vários conteúdos são acompanhados pela seguinte descrição: “Este post contém spoilers. Mostrar”. Aí, se você quiser mesmo ler o que está censurado, pode clicar para fazê-lo — por sua conta em risco. Ou seja, nada de você estar navegando no site e se deparar com um spoiler indesejado.

Esse aviso aparece, por exemplo, em posts contando partes da história de Stranger Things, série sensação da Netflix que acabou de encerrar sua 4ª temporada, ou mesmo em um “História de um casamento”, longa com Scarlet Johansson e Adam Driver que estreou em 2019.

Segundo os desenvolvedores, os planos envolvem criar um aplicativo e permitir comentários. Quem quiser, pode participar do servidor do Discord ou se candidatar para testar o futuro aplicativo neste link.

Sair da versão mobile