_Aviação

Este vídeo é o mais próximo que chegaremos de voar (de verdade) pelo mundo

Todo mundo já quis voar em algum momento da vida. Não voar de avião, espremido em um assento: eu quero dizer voar sozinho e por conta própria. Para nós, ver este trailer incrível sobre o especial Winged Planet, da Discovery, é o mais próximo que chegaremos a voar de verdade. Mas tudo bem, pois a filmagem […]

Todo mundo já quis voar em algum momento da vida. Não voar de avião, espremido em um assento: eu quero dizer voar sozinho e por conta própria.

Para nós, ver este trailer incrível sobre o especial Winged Planet, da Discovery, é o mais próximo que chegaremos a voar de verdade.

Mas tudo bem, pois a filmagem é inacreditável – câmeras foram acopladas em pássaros para capturar a vida do ponto de vista deles.

Nós já vimos cenas de câmeras acopladas a um pássaro antes, mas nunca assim. O Winged Planet não é um experimento isolado: ele mostra como é fazer parte de um grupo de pássaros. Você pode ver diferentes ambientes, formações de voo, vida, morte, caça e muito mais. É a vida de um pássaro como nunca vimos antes. Veja como eles fizeram isso:

Nós tínhamos que simplificar a câmera HD da mais alta qualidade, porém a menor disponível. Tivemos que adaptá-la, então a câmera era basicamente uma placa de circuito, um chip, uma lente, e pilhas. Nós precisávamos garantir que ela fosse o mais leve possível, mas também precisávamos que ela gravasse em câmera lenta. Nós queríamos filmar em 50 fps, em vez de 25 fps que é o normal. Então, nós tivemos que fazer as câmeras e os suportes de forma que o pássaro pudesse voar de forma natural, se sentindo confortável.

Também é preciso usar uma lente com ângulo bastante amplo. Dessa forma, você não vê apenas a perspectiva do pássaro – você vê o pássaro também.

O Winged Planet é uma coprodução da Discovery com a BBC. Ele foi exibido nos EUA, mas ainda não tem previsão de estreia no Brasil. [Discovery via Pop Photo]

Sair da versão mobile