Estilo “Flintstones”: youtuber cria carro sem motor movido a humanos
Enquanto alguns investem em carros voadores futurísticos, outros estão buscando inspiração no passado. A youtuber norte-americana Ali Spagnola criou uma versão moderna do carro de Fred Flintstone, da animação “Os Flintstones” (1960), usando o assoalho de um automóvel antigo. Assim como o do desenho, o modelo da criadora de conteúdo é movido pelos próprios pés do motorista e seus passageiros.
Vale lembrar que “Os Flintstones” acompanha as aventuras típicas de uma família comum, porém ambientadas na Idade da Pedra. Eles utilizam eletrodomésticos que são uma mistura de tecnologia com artefatos de pedra lascada e dinossauros.
Como youtuber reconstruiu o carro dos Flintstones na vida real?
Em um vídeo, Spagnola mostra o passo a passo da construção, que começa cortando todo o excesso de peso do veículo. Para isso, ela eliminou assentos, motor, painéis, acabamento, console central, bateria e carpetes. Então, ela removeu a transmissão e os canos do escapamento, deixando dois buracos no assoalho do carro.
Por fim, a equipe começou a enfeitar o veículo. Eles o pintaram de preto e aplicaram detalhes para criar um visual de pedra nas luzes e nas rodas, bem como um efeito de mármore na carroceria. Enfim, adicionaram painéis de madeira para unir o design.
Finalizado, o carro funciona apenas com a força humana, emitindo zero carbono. Ele é capaz de ir para a frente e fazer curvas como um carro de verdade, por exemplo, embora seja mais semelhante, em seu funcionamento, a uma bicicleta.
Além do carro dos Flintstones, a youtuber tem ainda várias outros vídeos de construções de carros em seu canal, incluindo um do Pikachu. Assista ao vídeo completo abaixo:
Entretanto, ela não foi a única a reproduzir a ideia. Em 2021, no Brasil, uma família em Maringá, no norte do Paraná, circulou em um carro dos Flintstones como protesto contra o preço dos combustíveis. Este ano, outro inventor também apareceu na televisão após construir uma réplica do veículo do desenho. Veja aqui.