_Tecnologia

Estradas que brilham no escuro enfim se tornaram realidade na Holanda

O conceito de ruas que brilham no escuro é algo tão simples em infraestrutura de segurança que é até estranho que não tenham sido implementadas em larga escala até hoje. Mas agora essas luzes já existem nas estradas da Holanda. Em 2012, as empresas de design holandesas Studio Roosegaarde e Hejmans Infraestructure propuseram a ideia […]

O conceito de ruas que brilham no escuro é algo tão simples em infraestrutura de segurança que é até estranho que não tenham sido implementadas em larga escala até hoje. Mas agora essas luzes já existem nas estradas da Holanda.

Em 2012, as empresas de design holandesas Studio Roosegaarde e Hejmans Infraestructure propuseram a ideia de ruas pintadas com faixas que passariam o dia carregando para  brilhar à noite, e ajudariam motoristas a saber a posição deles no asfalto. Na época, pensamos que demoraria anos até isso se tornar realidade.

Mas não foi bem assim. Menos de dois anos após a ideia ser apresentada, ela se tornou algo concreto. Agora, um trecho de 500 metros na estrada N329 em Oss conta com essas faixas brilhantes – feitas adicionando pó fotoluminescente à pintura da rua – que acendem durante a noite. E elas cumprem o que prometem: de acordo com o noticiário local, “parece que você dirige no meio de um conto de fadas”. Bom, isso parece uma coisa boa.

Carregadas pela luz solar durante o dia, as faixas brilham por oito horas, mas ainda não se sabe quão bem elas lidarão com o desgaste do tempo. E não há informações em relação a quantas outras faixas receberão o mesmo tratamento – há planos de expansão, mas ainda não ficou claro quando ou onde isso vai acontecer.

O futuro das estradas aparentemente será mais seguro, também; há planos de tornar a tinta mais inteligente para que ela possa se comunicar com os veículos, e criar marcações na estrada que liguem e desliguem para indicar mau tempo ou perigos próximos. Por enquanto, porém, as ruas brilhantes devem ser o suficiente para manter motoristas holandeses um pouco mais seguros. [Wired UK]

Imagem de topo por Maxime Verhagen

Sair da versão mobile