_Curiosidades

A estratégia cientificamente comprovada para ganhar em pedra-papel-tesoura

Parece que os campeões de pedra-papel-tesoura não dependem só de sorte para ganharem. De acordo com cientistas, pode realmente haver uma estratégia vencedora para o melhor jogo que só utiliza as mãos. Uma equipe de pesquisadores chineses reuniu 360 alunos, dividiu-os em grupos de seis, e os fez jogar 300 rodadas de joquempô em pareamentos […]

Parece que os campeões de pedra-papel-tesoura não dependem só de sorte para ganharem. De acordo com cientistas, pode realmente haver uma estratégia vencedora para o melhor jogo que só utiliza as mãos.

Uma equipe de pesquisadores chineses reuniu 360 alunos, dividiu-os em grupos de seis, e os fez jogar 300 rodadas de joquempô em pareamentos aleatórios. Para garantir que os jogadores nunca perdessem o incentivo (algo compreensível após a 30ª rodada, e mais ainda na 300ª), os vencedores de cada rodada recebiam um pouco de dinheiro como recompensa.

LEIA MAIS: Agora você pode jogar pedra-papel-tesoura com um computador, mas você consegue vencê-lo?

Então o que você precisa saber para ganhar? Depois de observar as muitas e muitas rodadas, os cientistas descobriram que “se um jogador ganha em um jogo, sua probabilidade de repetir a mesma ação no próximo jogo é consideravelmente maior”. Ou seja, se o jogador A ganhou com “papel”, ele provavelmente jogará “papel” de novo na próxima rodada.

Por outro lado, se um jogador perde duas ou mais vezes na sequência, ele joga o sinal que teria vencido o oponente na rodada anterior. Funciona assim: o jogador A vem ganhando as rodadas, acaba de jogar “tesoura” e ganha de novo. Na próxima rodada, o jogador B provavelmente jogará “pedra”, que venceria na rodada anterior.

Toda essa estratégia se chama “ganha-continua, perde-muda”, mas ela pode ser um pouco difícil de entender. Felizmente, para ganhar dessa estratégia, basta seguir um guia mnemônico simples:

Não importa se você ganhou ou perdeu na rodada anterior: basta seguir essa dica. Mas e se seu adversário conhece este estudo? Aí as coisas mudam, como você pode ver no guia abaixo. Para nossos propósitos, vamos chamar seu adversário de Juvenal:

Se você ganhou a última rodada…

… jogando pedra, jogue tesoura na rodada seguinte.
… jogando papel, jogue pedra na rodada seguinte.
… jogando tesoura, jogue papel na rodada seguinte.

Se você perdeu a última partida (e o Juvenal não conhece este estudo)…

… jogando pedra, jogue tesoura na rodada seguinte.
… jogando papel, jogue pedra na rodada seguinte.
… jogando tesoura, jogue papel na rodada seguinte.

Se você perdeu a última partida (e o Juvenal conhece este estudo)…

… jogando pedra, jogue papel na rodada seguinte.
… jogando papel, jogue tesoura na rodada seguinte.
… jogando tesoura, jogue pedra na rodada seguinte.

Claro, tudo isso só funciona se você fizer um “melhor de três”, então sempre sugira jogar mais de uma vez – não deixe que a sorte defina o resultado final!

Mas… e como ganhar na variação criada em Big Bang Theory com Spock, tesoura, lagarto e papel? Olha, aí fica difícil… [Ars Technica]

Imagem: Shutterstock/sharpshutter

Sair da versão mobile