_Espaço

Por que não conseguimos ver estrelas nas fotos de Saturno?

Um detalhe de Saturno impede que seja possível captar imagens de estrelas que ficam ao redor do planeta.

Os anéis são as grandes atrações de todas as fotos de Saturno. Porém, dê uma olhada de perto e você vai perceber algo misterioso nessas imagens. Onde estão as estrelas que ficam ao redor do planeta?

>>> Os anéis de Saturno são bem diferentes do que se imaginava
>>> Este filme incrível de Saturno foi feito com um milhão de fotos do espaço
>>> Como seria a vista da Terra se nosso planeta tivesse anéis como Saturno

As estrelas estão lá, porém você não consegue vê-las, e a razão disso tem relação direta com os anéis. O fato é que eles são incrivelmente brilhantes — de fato, eles são mais brilhantes que a maioria das estrelas conhecidas. E todo esse brilho tem um custo.

Quando astrônomos tiram fotos do planeta com a câmera da missão Cassini, ela inclui os anéis e as estrelas no mesmo quadro, o que satura a câmera com muita luz. Para captar apenas os anéis, os fotógrafos podem usar um tempo menor de exposição, mas isso também significa que estrelas menos brilhantes não aparecerão no quadro. Mesmo as fotos dos arredores das luas de Saturno não contam com estrelas no quadro, pois as luas também contribuem para o aumento do brilho.

A missão Cassini conseguiu tirar uma foto de Encélado, uma das luas de Saturno, em 2008. Porém, isso só rolou, pois ela estava em eclipse na época.

Uma das poucas imagens de Saturno em que há estrelas. Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute

 

Foto do topo por NASA/JPL/Space Science Institute

Sair da versão mobile