Desde 2014, o Gizmodo apoia e divulga novas startups com o programa Selfie Startup. Muitas das ideias por trás dessas startups são sobre inovação ou tecnologia, mas, às vezes, a novidade pode vir de uma ideia simples ou da reciclagem de um conceito tão antigo e familiar como pedir emprestada uma xícara de açúcar. É essa a ideia da startup Tem Açúcar, rede de empréstimos criada por Camila Carvalho, estudante de comunicação, que já conta com mais de 20 mil cadastrados.

O usuário se cadastra no site, adiciona seu endereço e seleciona um raio de distância. Em seguida, preenche um formulário e pode descobrir se alguém na sua vizinhança tem o que ele precisa. O sistema é baseado no de sites como o Ebay e o Airbnb: após a transação, os usuários se avaliam mutuamente, criando uma rede de recomendações e confiança.

O objetivo de Camila era estimular o consumo consciente, já que, com a rede, diversos itens podem ser emprestados e compartilhados em vez de comprados. Seguindo essa filosofia, ela espera adicionar em breve uma seção de doações, já que o que não serve mais para alguém pode ser justamente o que outra pessoa estava procurando.

Quer fazer parte dessa rede? Conheça o Tem Açúcar.