_Fotografia

Estudantes do MIT explicam como fotografar o espaço gastando 150 dólares

No dia 2 de setembro, Justin Lee e Oliver Yeh tiraram estas fotos da curvatura da Terra e da escuridão do espaço usando apenas um balão meteorológico e alguns itens simples — sem truques complicados. Custo total: 148 dólares. Eles fizeram o seguinte:

No dia 2 de setembro, Justin Lee e Oliver Yeh tiraram estas fotos da curvatura da Terra e da escuridão do espaço usando apenas um balão meteorológico e alguns itens simples — sem truques complicados. Custo total: 148 dólares. Eles fizeram o seguinte:

Primeiro, eles usaram uma câmera Canon A470 com cartão de 8GB que eles compraram, usada, na Amazon. E ao invés dos caros rádios GPS geralmente usados em balões meteorológicos, eles usaram um celular pré-pago Motorola i290 GPS para receber mensagens de texto com a localização do aparelho.

A estratosfera da Terra pode chegar a até 55 graus Celsius negativos, mas os estudantes não tinham dinheiro para comprar isolamento térmico resistente. A solução: uma caixa de isopor para cerveja, com um aquecedor de mão. Muito bom.

O balão de baixo custo chegou a 28 km de altitude, quase no espaço. Usando o celular com GPS para localizar o balão, eles o encontraram a 30 km de distância do ponto de lançamento, cerca de 5 horas depois.

O peso total do balão com a câmera e tudo o mais é de apenas 800g. Aparentemente, só balões com mais de 2kg precisam de autorização da FAA para voar. Se você quiser mais detalhes sobre o projeto, dê uma olhada no site abaixo.

Alguns grupos, como o EOSS (Edge of Space Sciences), já fizeram coisas assim no passado, mas nunca vi fazerem a um custo tão baixo. Professores de ciências, fiquem ligados! [L337arts via Slashdot]

Sair da versão mobile