_Saúde

Novo estudo mostra que Alcoólicos Anônimos costuma ser eficaz para sobriedade total

Comparados a outros métodos, os programas do tipo AA parecem oferecer benefícios semelhantes na maioria dos resultados relacionados à saúde.

Logotipo do AA em escritório da instituição na França. Crédito: Getty Images

Logotipo do AA em escritório da instituição na França. Crédito: Getty Images

Uma nova análise de pesquisas existentes sugere que o Alcoólicos Anônimos (AA) e programas semelhantes de aconselhamento por pares de 12 etapas (TSF ou 12-step facilitation) podem realmente ajudar as pessoas que lidam com o transtorno do uso de álcool e a se absterem de álcool.

Comparados a outros métodos, como terapia cognitivo-comportamental, os programas do tipo AA parecem oferecer benefícios semelhantes na maioria dos resultados relacionados à saúde. Onde os programas AA e de 12 etapas podem ter um desempenho melhor em média está na porcentagem de participantes do programa capazes de se abster de álcool por cerca de um ano ou mais.

Mas as descobertas não significam que o AA ou essa abordagem de 12 passos está isenta de falhas ou que é necessariamente destinado a todos os problemas de álcool.

A nova pesquisa — uma revisão de 27 estudos e ensaios clínicos randomizados envolvendo mais de 11 mil pessoas — foi publicada nesta semana pela Cochrane Library, uma organização britânica de pesquisa. Muitos cientistas consideram as revisões da Cochrane alguns dos olhares mais bem pesquisados e abrangentes de um tópico.

A revisão analisou estudos comparando programas de 12 etapas do AA e do tipo AA com outras abordagens de aconselhamento, incluindo aquelas envolvendo um terapeuta, bem como nenhum tratamento. Isso incluía programas de 12 etapas, seguindo um protocolo estabelecido pela organização maior (conhecida como manual). Outros métodos estudados incluíram uma terapia empregando aprimoramento motivacional e técnicas de comportamento cognitivo, bem como variantes de programas de aconselhamento por pares em várias etapas.

Para a maioria dos resultados, como reduzir a quantidade de bebida autorreferida por uma pessoa, as duas versões do AA/12 passos (manual ou não) foram realizadas, assim como qualquer outro tratamento. Mas o AA/12 passos manual parecia ter um desempenho melhor quando se tratava de sobriedade total, com base nos resultados combinados de dois ensaios clínicos randomizados envolvendo 2.000 pessoas.

Em média, cerca de 42% das pessoas que permaneceram no AA manual ou em um programa facilitado de 12 etapas (que podem envolver outras abordagens em combinação com AA) por um ano, nesses estudos, relataram estar sóbrio um ano depois, segundo a revisão, em comparação com 35% das pessoas em outros tratamentos, como terapia cognitivo-comportamental.

Mais pessoas nesses programas também relataram permanecer sóbrios dois e três anos depois do que as pessoas que usavam outros métodos. Ele também encontrou evidências de que o AA/12 passos leva a economias substanciais nos cuidados de saúde para pessoas com transtorno por uso de álcool, o que geralmente pode levar a danos no fígado.

“Há evidências de alta qualidade de que intervenções manuais de AA/12 passos são mais eficazes do que outros tratamentos estabelecidos, como a terapia cognitivo-comportamental, para aumentar a abstinência”, escreveram os autores.

As descobertas reforçam ainda mais o AA, que tem sido criticado por muitos ex-adeptos e alguns especialistas em saúde mental. Essas críticas incluem o foco explícito na espiritualidade (submissão a um “poder superior”) como uma maneira de lidar com o vício em álcool, a atitude negativa em relação a outros tratamentos, incluindo medicamentos, vistos em alguns círculos, e a falta de evidências concretas de seus benefícios.

Embora essa revisão possa responder até certo ponto a última crítica, as outras permanecem. A revisão também sugere que a maioria das pessoas que procuram tratamento para o transtorno de uso de álcool ainda acha difícil alcançar a sobriedade, mesmo com o AA. Para muitas pessoas com o transtorno, como é o caso de outros tipos de problemas de uso de substâncias, pode ser uma condição crônica que nenhum tratamento é capaz de ajudar com facilidade, mas responde a uma ou mais abordagens adaptadas especificamente às necessidades dessas pessoas.

Alguns defensores também dizem que o objetivo principal da sobriedade ao longo da vida adotado por organizações como AA não é uma maneira saudável de abordar o transtorno por uso de álcool. Mais importante, eles argumentam, é que uma pessoa é capaz de funcionar diariamente da melhor maneira possível, sem necessariamente se abster completamente. Para alguns, a expectativa forçada de abstinência constante pode apenas fracassar, da mesma forma que dietas rigorosas raramente ajudam as pessoas a alcançar uma perda significativa de peso a longo prazo. E, é claro, o aconselhamento gratuito oferecido pelo AA é uma benção para muitos e também uma indicação de quão difícil ainda é para as pessoas nos EUA terem serviços de saúde mental acessíveis.

Nada disso significa que o AA não pode ajudar alguém com transtorno por uso de álcool, apenas que pode não ser adequado para todos. E tudo bem, já que existem outras opções disponíveis — uma mensagem que os autores transmitiram em uma entrevista da Cochrane também. Essas opções podem incluir medicamentos como naltrexona, terapia e grupos de aconselhamento secular, como o SMART, bem como tratamentos emergentes, como terapias assistidas por MDMA.

Sair da versão mobile