Nesta manhã a linha L estava parada em Nova York – meu colega de apartamento e centenas de desesperados não conseguiam entrar em Manhattan. E apesar do metrô ainda ser ótimo*, eu adoraria que tivéssemos Táxis Robôs.

Estes são apenas um conceito da firma tcheca Kubik Design. Seus Táxis Robôs são uma variação (bonitinha) de algo presente há muito tempo em romances de ficção científica e nas mentes malucas daqueles que já sofreram e gostaram da dor e das vantagens do transporte público.

Eu quero. Eu não preciso de um carro, eu não preciso do metrô ou do ônibus, apenas de uma rede inteira destes Táxis Robôs de baixo custo movidos a energia elétrica. Todos eles sempre sincronizados com qualquer cidade, cientes um do outro. Você pode entrar em um destes em qualquer ponto e chegar a qualquer destino em pouquíssimo tempo, porta a porta. Tudo em um único sistema de transporte público inteiramente otimizado, sempre auto-ajustável e em evolução.

Que se dane o resto, é sério. Nós precisamos disto é agora. [Kubik Design via Ecodrive]

* Ótimo se você gosta de se atrasar pros compromissos, desfrutar dos odores corporais das demais pessoas e sofrer experiências de 6 Gs nas curvas.