Tecnologia

EUA abrem investigação contra Neuralink, que se junta às “big four” de Elon Musk

Elon Musk não explicou por que o governo dos EUA investiga a Neuralink, apesar de informar que a SEC prepara uma nova ação contra a aquisição do Twitter.
Imagem: YouTube/Reprodução

No Brasil, Elon Musk protagonizou a maior treta envolvendo o Twitter/X, mas nos EUA, ele acumula processos do governo contra a Tesla, a SpaceX e, agora, a Neuralink.

Black Friday
PlayStation®5 Slim Disk + 2 Jogos
R$ 4.199

Elon Musk revelou publicamente – como sempre, no X – que a Neuralink, sua empresa de implantes de chip, está sendo investigada pela Comissão de Valores Imobiliários dos EUA (SEC). Aliás, o mesmo órgão também investigou a regularidade da compra do Twitter e sofreu com os ataques de Elon Musk por dois anos – e contando.

Na quinta-feira (12), Elon Musk publicou uma carta sobre o assunto e também uma imagem gerada por IA do chefe da SEC, Gary Gensler. Na publicação, Elon Musk disse que a SEC é “apenas mais uma instituição armada para fazer o trabalho sujo da política”.

Contra o chefe do órgão, o humor de Elon Musk atacou novamente, citando uma referência de Bob Esponja quando o personagem perde seu caracol de estimação chamado Gary.

“Ô Gary, como você pôde fazer isso comigo?” escreveu o CEO da SpaceX, Tesla, Neuralink e X, ao lado de um emoji com lágrimas, simulando o meme do Bob Esponja e esbanjando maturidade. Posteriormente, Elon Musk publicou uma imagem de um caracol usando um terno, deixando claro a alusão ao desenho animado.

Por que os EUA investigam a Neuralink e o que despertou a reação de Elon Musk?

Sobre a carta, o documento foi escrito e assinado por Alex Spiro. Ele é o advogado de Elon Musk, que relata que a SEC abriu uma investigação contra a Neuralink “devido a certas aquisições, vendas e encerramentos das ações do Twitter”.

O advogado de Elon Musk não explicou por que o governo dos EUA investiga a Neuralink. Spiro apenas revelou que a SEC prepara uma nova ação contra o Twitter.

Mas onde entra a Neuralink nesse assunto? Ainda não há informações concretas, pois a carta não apresenta os detalhes da investigação. No entanto, em novembro de 2023, políticos do governo dos EUA pediram à SEC para investigar se Elon Musk cometeu fraudes sobre a segurança de implantes da Neuralink.

Em resposta ao Business Insider, a SEC revelou que a política do órgão é de conduzir investigações de maneira confidencial.

“Para preservar a integridade de seu processo investigativo, a SEC, portanto, não comenta sobre a existência ou não existência de uma possível investigação”.

Ou seja, não há informações se a Neuralink é alvo de uma investigação específica ou se a investigação do Twitter encontrou ligações entre as empresas.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas