O jornalista John Paczkowski costuma acertar as datas de eventos da Apple. Ele diz que a empresa vai anunciar novos produtos em 15 de março – o que é quase uma confirmação oficial. O que veremos?

Esperamos por três novidades: um iPhone com tela de 4 polegadas, uma nova geração do iPad Air, e acessórios para o Apple Watch.

Atualização (29/02): a Apple mudou a data do evento para 21 de março, véspera de uma disputa judicial com o FBI sobre criptografia. Saiba mais aqui. Confira uma lista atualizada dos rumores aqui.

iPhone 5se

Nós falamos por aqui sobre o iPhone 5se: esta “special edition” teria o corpo do iPhone 5s, com algumas melhorias por dentro – processadores A9 e M9 do iPhone 6s, suporte a Wi-Fi 802.11ac mais rápido, e NFC para o Apple Pay.

Por que a Apple vai lançar um smartphone de 4 polegadas? Bem, ela está preocupada com sua situação financeira, já que a venda de iPhones parou de crescer, e encontrou uma oportunidade de ganhar mais dinheiro.

A empresa diz que 60% de seus usuários ainda usam um iPhone 5s ou anterior, e quer convencê-los a trocar de aparelho. Nos EUA, o iPhone 5se deve ser lançado pelo mesmo preço atual do 5s (US$ 450).

Eis as diferenças em relação ao iPhone 5s que o 9to5Mac revelou até o momento:

– bordas mais curvas como no iPhone 6 e 6s

– processador A9 mais rápido do iPhone 6s

– coprocessador M9 que sempre ouve sua voz para ativar a Siri

– câmera traseira de 8 megapixels e frontal de 1,2 MP iguais às do iPhone 6

– suporte a panoramas maiores e foco automático para gravação de vídeo

– Live Photos, mas sem 3D Touch

– chip NFC para o Apple Pay

– barômetro para acompanhar elevação no aplicativo Saúde

– Bluetooth 4.2, VoLTE e WiFi 802.11ac do iPhone 6s

– modelos de 16 GB e 64 GB

– cores prateado, cinza espacial, dourado e ouro rosa do iPhone 6s

iPad Air 3

A geração mais recente do iPad Air foi lançada em 2014. Faz tempo! É por isso que a Apple estaria planejando um upgrade.

Segundo o 9to5Mac, os detalhes ainda são escassos. O iPad Air 3 deve trazer recursos presentes no iPad Pro, como um conector inteligente para a capa de teclado, e os quatro alto-falantes inteligentes.

O tablet deve manter suas 9,7 polegadas, e fontes dizem que a tela seria compatível com Apple Pencil. Ou seja, espere por um iPad com capa para teclado e caneta stylus. Será que ele terá o processador A9X do iPad Pro também?

A Apple quer reverter a queda na venda dos iPads. Elas diminuíram 21% no último trimestre, mesmo com o lançamento do iPad Pro.

Apple Watch

watch-screenshots

Por enquanto, não devemos ver um Apple Watch novo, e sim melhorias no software. Segundo o 9to5Mac, a atualização WatchOS 2.2 trará novos recursos ao aplicativo Maps: você pode navegar facilmente para casa ou para o trabalho, e descobrir estabelecimentos próximos com o Nearby.

Além disso, o sistema permite que vários Watches sejam sincronizados com um único iPhone: o relógio recebe as notificações do último iPhone que você desbloquear.

O 9to5Mac diz que teremos novas cores de pulseira emborrachada para a linha Sport, novos modelos da Hermès, e uma versão “preto espacial” da pulseira com estilo milanês.

14687171665_ee80622b77_b

E teríamos uma linha de pulseiras com material diferente. Fontes indicam que a Apple vem testando uma série de pulseiras NATO de nylon balístico (como na foto acima).

Todas essas informações vazaram de fontes confiáveis, então agora só resta uma confirmação oficial da Apple. Segundo John Paczkowski, a empresa deve realizar o evento no seu campus em Cupertino.

[BuzzFeed News – 9to5Mac 1, 2, 3, 4]

Fotos por Kārlis Dambrānschadmagiera/Flickr