_Tecnologia

Este aplicativo permite que você “encalhe” o navio Evergreen em qualquer lugar do mundo

Agora você pode brincar um pouco com a situação que, felizmente, já está sendo resolvida.

Como o Ever Given poderia impedir o aumento do nível do mar. Captura de tela: Brian Kahn (Gizmodo)/Ever Given Ever Ywhere

Para todos aqueles que acompanharam a jornada do Ever Given, o gigantesco navio de contêineres que estava preso no Canal de Suez há dias, temos boas notícias. Além da comemoração por ele ter conseguido (finalmente) desencalhar, agora você pode tirar alguns minutinhos do seu dia para “se distrair” e rir um pouco de toda esta situação ao conseguir deslocar o famoso navio para qualquer lugar que quiser por meio de um aplicativo. E tudo isso graças a um cara chamado Garrett Dash Nelson.

No domingo (28), Nelson publicou no Twitter que havia feito um app intitulado Ever Given Ever Ywhere no site de codificação Glitch, que permite que qualquer pessoa “encalhe” o Ever Given em uma variedade de lugares. Ele permite que você gire o barco, torne-o maior, menor ou em escala. Onde mais um barco de contêiner gigante pode ficar preso? Basta usar sua imaginação. Nelson decidiu ficar no porto de Boston, no rio Hudson, no Canal do Panamá e no Bellagio em Las Vegas.

“Eu tirei 10 minutos da minha vida para criar um @glitchapp que permite que você encaixe o Ever Given em qualquer lugar do mundo”, escreveu Nelson, curador de mapas e diretor de estudos geográficos do Leventhal Map & Education Center .

Outros usuários do Twitter aderiram alegremente, usando-o para criar um novo tipo de muro na fronteira com o México ou inserindo-o na famosa pintura “Criação de Adão” de Michelangelo. O próprio Brian Kahn, do Gizmodo US, achou que o Ever Given seria uma ótima maneira de resolver o aumento do nível do mar. Nelson aproveitou o momento e incentivou as pessoas que gostaram do aplicativo a apoiar o Leventhal Map & Education Center.

A alegria gerada pelo aplicativo de Nelson lembra o que a internet experimentou quando a imagem do senador Bernie Sanders sentado na posse do presidente Joe Biden se tornou viral em janeiro. Logo depois, as pessoas começaram a usar geradores e sites para colocar Sanders em todos os tipos de lugares. Um dos geradores mais populares, Put Bernie Anywhere! , afirmou que um total de 9,8 milhões de memes do senador foram criados com o site antes que seu criador o fechasse por causa dos custos da API.

Mas, de qualquer modo, vale a pena deixar registrado que o caso real já está sendo resolvido. O Ever Given já foi desencalhado e mais de 400 navios aguardam para atravessar o canal. De acordo com o presidente do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês), Osama Rabie, serão necessários mais três dias e meio para que todos os navios na fila de espera consigam atravessar o canal após a sua liberação.

Sair da versão mobile