_Aplicativos

Evernote 5 para Windows: (muito) mais bonito e (um pouco) mais prático

O Evernote é uma das melhores ferramentas para fazer anotações, escrever, guardar textos para referências posteriores e mais um monte de coisas. Ele serve pra quase tudo — este post foi escrito lá, inclusive. E, se você usa o aplicativo para Windows, ele acaba de ficar ainda melhor: a versão 5 traz algumas novidades interessantes. […]

O Evernote é uma das melhores ferramentas para fazer anotações, escrever, guardar textos para referências posteriores e mais um monte de coisas. Ele serve pra quase tudo — este post foi escrito lá, inclusive. E, se você usa o aplicativo para Windows, ele acaba de ficar ainda melhor: a versão 5 traz algumas novidades interessantes.

Logo de cara, o que mais chama a atenção é o novo visual. Menos cor, menos profundidade, menos texturas: o Evernote agora faz mais uso de preto e tons de cinza, ícones maiores e visual menos poluído.

 

Segundo o post de lançamento, tudo isso é para que você não se distraia:

“Tirando elementos desnecessários, nós deixamos mais fácil criar notas e navegar por elas. Qualquer coisa que poderia tirar sua atenção das suas metas foi removido.”

Se você não gostava da aparência da versão 4.x — foi uma das coisas que eu mais estranhei quando comecei a usar, por causa da cara de software, digamos, ultrapassado — , isso não é mais problema.

As notas também passaram a ter uma discreta margem, que ajuda na hora de ler e escrever — antes, elas iam de lado a lado da janela, o que era bem feio e desconfortável.

Para quem tem conta premium, também há a opção de ver notas relacionadas automaticamente:

“À medida que você digita ou visualiza uma nota, o Evernote começa a buscar em sua conta por itens semelhantes ou relacionados. (…) Com as notas relacionadas, você não vai mais perder tempo repetindo trabalho que pode ter feito há alguns anos, ou que outra pessoa do sua equipe já fez.”

A barra lateral também tem suas novidades. Ela está mais organizada e traz uma parte de atalhos, em que você pode colocar notas, cadernos ou pilhas, tags ou termos frequentemente buscados, o que pode ser de grande ajuda para você encontrar logo o que precisa ou o que usa com mais frequência.

Os lembretes, que chegaram ao Evernote há alguns meses e são um híbrido de alarme e lista de tarefas, também ganharam mais destaque e agora aparecem no topo da lista de notas de cada um dos cadernos.

Outras novidades da barra lateral são o Atlas, que mostra suas notas num mapa, de acordo com a geolocalização delas, e o Baú, também conhecido como Trunk, que reúne aplicativos para diversas plataformas que se conectam ao Evernote. A barra de buscas também recebeu melhorias e agora mostra resultados à medida que você digita.

Se você já tem o Evernote 4 instalado no seu Windows, deverá receber a atualização automaticamente na semana que vem. Não quer esperar? Ele já está disponível para download no site oficial.

Sair da versão mobile