_Ciência

Ex-chefe de tecnologia da Microsoft quer barrar luz do sol com enxofre líquido

O ex-chefe de tecnologia da Microsoft, Nathan Myhrvold, quer reduzir a intensidade dos raios solares com enxofre líquido lançado de balões de hélio. Mas ele não está atrás de uma mesa, com as mãos juntas pelas pontas dos dedos, dizendo "Excelente..." — ele quer ajudar.

O ex-chefe de tecnologia da Microsoft, Nathan Myhrvold, quer reduzir a intensidade dos raios solares com enxofre líquido lançado de balões de hélio. Mas ele não está atrás de uma mesa, com as mãos juntas pelas pontas dos dedos, dizendo "Excelente…" — ele quer ajudar.

Na verdade, a ideia é salvar o planeta do flagelo do aquecimento global. O "Stratoshield" (estratoescudo), como ele o chama, iria borrifar o que alguns consideram uma quantidade ambientalmente aceitável de enxofre líquido no ar por uma mangueira de 24km ligada a um balão de hélio. Aparentemente, o enxofre reduziria a intensidade dos raios solares, e resfriaria a Terra em uma situação de emergência. Sim, parece loucura (tal como o sistema de defesa contra ciclones que ele propôs com o Bill Gates), mas lembre que, quando capitães da indústria cheios da grana têm ideias mirabolantes, muita gente leva esses caras a sério. [TechFlash; imagem de Roberto Rizzato]

Sair da versão mobile