Ex-designer do iPhone se junta à OpenAI para criar dispositivo de IA

Vazamentos revelam que o dispositivo da OpenAI será vestível, mas com design "elegante". Confira!
Imagem: OpenAI/Reprodução

Na quarta-feira (21), a OpenAI anunciou a compra da io, startup de dispositivos de IA fundada por Jony Ive, ex-Apple, responsável pelo design do iPhone e de outros aparelhos da empresa.

banner

Para adquirir a startup, Sam Altman, CEO da OpenAI, desembolsou US$ 6,5 bilhões. Esta é a maior aquisição da empresa e representa um marco rumo ao desenvolvimento de hardware.

Com a compra, a OpenAI terá um setor exclusivo para desenvolver dispositivos de IA, além do hype pelo envolvimento do chefe de design do iPhone e outros engenheiros da Apple.

Jony Ive fundou a startup em 2024, com ex-colegas da Apple, incluindo Scott Cannon, Tang Tan e Evans Hankey. Aliás, Hankey foi o sucessor de Ive na Apple quando o britânico deixou a empresa em 2019.

Agora, a OpenAI terá os 55 engenheiros, desenvolvedores e especialistas em design para criar dispositivos com IA para consumidores.

Ex-designer do iPhone vai dar um boost na OpenAI

Jony Ive não se juntará ao quadro de funcionários da OpenAI, assim como sua empresa LoveFrom, que continuará independente. Mas o designer do iPhone assumirá todos os projetos de design da OpenAI, incluindo os de software.

De acordo com o Bloomberg, a OpenAI trabalha em conceitos de dispositivos de IA desde 2023 e o primeiro lançamento deve ocorrer no próximo ano.

Para comemorar a aquisição bilionária, o designer do iPhone e o CEO da OpenAI publicaram uma carta aberta e um vídeo sobre a aquisição. No vídeo, Jony Ive afirma que a junção com a OpenAI é o resultado de tudo que aprendeu nos últimos 30 anos.

A ‘parceria’ com a OpenAI representa o retorno do principal designer do iPhone ao mercado de dispositivos após seis anos. Por falar em iPhone, tanto Altman quanto Ive destacaram que o futuro dispositivo não vai substituir os smartphones. A intenção é lançar algo novo que possa se aproveitar do potencial transformador da IA.

Além disso, Sam Altman enfatizou que os recursos atuais de IA precisam de um hardware diferente. Apesar de não revelarem detalhes específicos do dispositivo, o CEO da OpenAI e o designer chefe do iPhone afirmaram que a meta é redefinir o modo como usuários interagem com IA. Veja:

Vazamento revela informações sobre dispositivo da OpenAI

Poucas horas após o anúncio da compra, o Wall Street Journal revelou que Sam Altman detalhou o conceito do dispositivo ao seu staff da OpenAI.

O jornal teve acesso aos documentos da reunião em que Altman afirma que a intenção é criar uma família de dispositivos da OpenAI graças à expertise do designer do iPhone.

Além disso, o CEO da OpenAI revelou os dispositivos que não pretende lançar com a parceria com o designer do iPhone. Não são óculos de realidade virtual ou mista, muito menos celulares.

De acordo com a matéria, Jony Ive se referiu ao projeto como um novo “movimento de design”, enquanto Altman disse aos funcionários da OpenAI que eles terão a chance de criar o maior produto da empresa.

Curiosamente, o dispositivo pode ser similar ao AI Pin, dispositivo vestível de IA sem tela que faliu a empresa Humane, fundada por ex-funcionários da Apple. Aliás, na quarta-feira (21), Jony Ive fez críticas ao Pin e ao Rabbit R1, mas o designer do iPhone pode criar um dispositivo bem similar para a OpenAI.

Nesta quinta-feira (22), o analista Ming-Chi Kuo, especialista nos negócios da Apple, afirmou que o dispositivo pode ser maior que o AI pin, mas com um design mais elegante e compacto.

Além disso, Kuo cita que uma das formas de usar o dispositivo é em volta do pescoço e, assim como AI pin, o sistema pode não ter tela, mas somente câmeras e microfones para detecção do ambiente.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas