Um dos desenvolvedores do sistema operacional do primeiro Xbox revelou que a equipe havia deixado um easter egg oculto no console. Não sabemos se o segredo nunca foi descoberto ou se quem descobriu só não teve interesse de compartilhar. Entretanto, levou 20 anos para a façanha ser amplamente divulgada.

“Eu realmente não esperava que [o easter egg] fosse encontrado, a menos que o código-fonte vazasse ou alguém fizesse a engenharia reversa do Dashboard”, disse o desenvolvedor anônimo ao Kotaku. “

O easter egg “principal” que ele falou, é um velho conhecido dos “caixistas”. Segundo a Kotaku, o segredinho para ativá-lo está na tela de extração do CD. É preciso nomear um novo rip “<< Eggsβox >>”. Assim que você clicar em “concluído”, ativará uma rolagem de crédito oculta e o videogame será reiniciado.

Mas como se ativa o tal do easter egg escondido que o desenvolvedor anônimo falou?

Passo a passo

Antes de começar, vá em “Configurações” e depois em “Informações do sistema” para se lembrar de como é a tela.

  1. Vá em “Música” e insira um CD de áudio. (Um álbum curto levará menos tempo)
  2. Na tela do CD de áudio, escolha “Copiar”, “Copiar” novamente e, em seguida, “Nova trilha sonora”.
  3. Exclua o título da trilha sonora padrão e substitua-o por (sem aspas) “Timmyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy!” (Essa é a letra “y” 26 vezes. Não há necessidade de contar; basta preencher o campo inteiro e substituir o último por um “!”)
  4. Sente-se e relaxe.
  5. Quando a extração for concluída, volte ao menu principal.
  6. Escolha “Configurações” e depois “Informações do sistema”.
  7. Agora você deve ver uma nova tela listando os membros da “Equipe do Xbox Dashboard”.

Vale ressaltar que essa façanha funciona apenas nos consoles do Xbox original, aquele de 2001. Um especialista parceiro do Kotaku testou e diz ter conseguido.

Assine a newsletter do Gizmodo

Mas por que demorou tanto?

“Decidi compartilhar agora, pois já se passaram 20 anos, e achei que seria legal se as pessoas soubessem que isso realmente existe. Sei que muitos sites gostam de rastrear esse tipo de coisa e todas as pessoas dessa lista não trabalham mais para a Microsoft”, disse ele.

“Também pensei que, se não o fizesse agora, provavelmente nunca aconteceria. Fazia tanto tempo que eu nem conseguia me lembrar do gatilho! Tive de conectar o Xbox e experimentar várias coisas para ter certeza.”