Exclusivo: showrunner de “A Roda do Tempo” revela desafios para adaptar obra

Giz Brasil conversou com o showrunner Rafe Judkins e os atores Josha Stradowski e Madeleine Madden

Durante a CCXP 2024, o Prime Video revelou que a terceira temporada de “A Roda do Tempo” estreia no próximo dia 13 de março de 2025. A notícia fez a alegria dos fãs, que passaram longos meses sem nenhuma informação oficial sobre a produção. Os próximos episódios adaptarão o quarto livro da série, “A Ascensão da Sombra”.

banner

O projeto chefiado pelo showrunner Rafe Judkins é um dos mais ambiciosos já executados pela plataforma de streaming da Amazon. Apenas em sua primeira temporada, a série teve um orçamento de aproximadamente US$ 10 milhões por episódio. A produção usou o valor para construção e demolição de cenários, bem como muitos efeitos especiais. Reveja o trailer da nova temporada:

Obra literária rica

Em entrevista concedida ao Giz Brasil, durante a CCXP 2024, Rafe Judkins, Josha Stradowki e Madeleine Madden falaram sobre seu trabalho na série. Aliás, eles também deram detalhes sobre os desafios de trabalhar em um produção tão ambiciosa.

O showrunner revelou quais foram os desafios de adaptar um universo tão rico e complexo quanto o de “A Roda do Tempo” para uma série de TV. O roteirista, com vasta experiência em produções para TV e cinema, elegeu a restrita quantidade de tempo como o maior deles.

O principal desafio que nós sempre temos é o tempo muito limitado. Temos apenas oito horas por temporada para adaptar milhares de páginas de um livro. Esse é o maior desafio que nós enfrentamos na sala de escritores e é o que encaramos de novo e de novo a cada temporada”, afirmou Judkins.

Quando Rafe diz “milhares” ele não está brincando. A produção é uma adaptação da série de livros de fantasia criada por Robert Jordan. Inicialmente, a produção planejou a narrativa para ser encerrada em seis volumes. Porém, no final, acabou tendo quatorze, que foram muito elogiados pela crítica especializada e que conta com uma legião de fieis fãs, que também são grande parte da audiência da versão live-action disponível no Prime Video.

Os primeiros onze volumes foram todos escritos por Jordan, mas, com seu falecimento em 2007, o que seria o capítulo final da saga ficou sob responsabilidade do escritor Brandon Sanderson. Ele continuou a história após uma análise das extensas anotações do autor original. Após finalizar a obra, os editores optaram por um lançamento em três volumes — publicados entre 2009 e 2013.

Dos livros para a tela

Judkins afirmou que adaptar conceitos e localizações descritas na obra para as telas é um trabalho que vai muito além da sala de roteiro e demanda a participação de outros profissionais envolvidos nos bastidores, como por exemplo, ilustradores, equipe de efeitos especiais, diretores e treinadores de movimento, que trabalham para assegurar que os atores em cena saibam reproduzir coreografias de sequências de ação e cenas de luta com máxima precisão.

Traduzir a canalização, ou seja, o uso do “Poder Único”, elemento central de “Roda do Tempo”, para a série também não foi tarefa fácil. Ele demandou discussões intensas entre escritores e produção do programa a fim de descobrir a melhor maneira de representá-la em tela.

Atores tiveram dificuldades para lidar com pressão

Além do desafio de adaptar uma obra densa para uma nova mídia, os profissionais que aparecem diante das câmeras, os atores, também enfrentam outras dificuldades, como a pressão de agradar fãs exigentes ao interpretar personagens tão amados e queridos.

Josha Stradowski, intérprete de Rand al’Thor, revelou que no início se sentiu muito pressionado ao trabalhar em uma obra tão importante e com uma base tão grande de entusiastas. O ator afirmou ao Giz que chegou ao ponto de ler e reler todos os livros da saga. Isso para certificar-se de que estava representando bem o personagem, que um dos mais importantes da série.

No entanto, embora o sentimento de querer entregar o melhor para os fãs seja algo positivo, ele contou que, especialmente na primeira temporada, teve uma espécie de bloqueio no desenvolvimento do personagem juntamente com roteiristas e diretores, uma vez que tentava reproduzir ações exatamente como foram descritas nos livros.

Felizmente, o sentimento foi melhorando com o avançar da produção e, agora, o ator se sente muito mais confortável. “Para mim, nesta terceira temporada, estou lidando muito melhor com este tipo de pressão, o que me libertou bastante como ator”, disse Josha.

“Fãs ficarão felizes com as coisas que vão ver”

Madeleine Madden, por outro lado, também relembrou que sentiu bastante a pressão de representar personagens tão amados pelos fãs dos livros. Felizmente, com o tempo, assim como o colega, a atriz foi se sentindo muito mais confortável para atuar e representar uma das personagens mais importantes da saga.

Após gravar três temporadas, a australiana está muito mais confiante no papel de Egwene al’Vere e disse que confiar no trabalho da equipe ajuda a lidar com a pressão. Madden confessou que, mesmo assim, ainda segue se cobrando para entregar o melhor para a comunidade de fãs. “Sempre há uma pressão porque você quer fazer justiça a tantos personagens fantásticos. Agora eu sinto uma pressão que coloco em mim, mas não necessariamente uma pressão externa, o que é positivo”.

Por fim, antes de encerrar nossa conversa, Rafe afirmou que está muito empolgado com o que a equipe conseguiu fazer com a terceira temporada de “A Roda do Tempo”. Além disso, ele afirmou que os fãs da obra podem “podem esperar muito” dos episódios que estreiam no ano que vem. “Sinto que fizemos um bom trabalho honrando cada um dessas narrativas. Então eu acho que os fãs ficarão felizes com as coisas que vão ver”.

VEJA TAMBÉM:

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas