É raro ver funcionários de empresas de tecnologia fazendo provocações públicas e diretas contra suas rivais. A gente vê a Samsung fazendo piada com a fila das Apple Stores, mas nenhum iPhone é citado explicitamente. A Nokia não se incomodou muito com esse código de honra tácito e pediu a atenção da Samsung abertamente, no Twitter, para os novos Lumias.



O recado foi dado por Chris Weber, vice-presidente de vendas e marketing da Nokia. No Twitter, ele escreveu:

“Samsung, tome nota, a próxima geração dos Lumias chega em breve. #nokia”

Não dá para dizer se Weber sabe de alguma coisa que ninguém sabe, se ele confia tanto assim nos novos produtos da Nokia, ou se é só parte do show que precede um grande anúncio — momento onde o bom hype é criado para ajudar a levantar as expectativas e as atenções voltadas ao produto.

Mas motivos para a escolha da Samsung, esses são fáceis de desvendar. A Nokia perdeu, após 14 anos, a sua posição de liderança no segmento de celulares para os sul coreanos, em abril deste ano.

Nos comentários do Verge, um leitor levantou outra hipótese interessante, a de que a cutucada de Weber possa ter relação com o processo onde a Samsung se engalfinha com a Apple. O recado seria algo como “veja como fazer um celular diferente que não se pareça com o iPhone”.

Dia 5 de setembro saberemos no que Chris Weber e a Nokia confia tanto a ponto de provocar publicamente a Samsung. [The Verge]