_Tecnologia

Bem-vindo à era dos exercícios físicos em realidade virtual

O que pode ser melhor do que fazer sua rotina de exercícios no conforto do seu apartamento? Ah, sei lá… que tal fazê-lo à beira mar? Ou no topo de uma linda colina? Ou, e por que não, no meio de um buraco negro? Esse dia está chegando e a Runtastic deu uma prévia de […]

O que pode ser melhor do que fazer sua rotina de exercícios no conforto do seu apartamento? Ah, sei lá… que tal fazê-lo à beira mar? Ou no topo de uma linda colina? Ou, e por que não, no meio de um buraco negro? Esse dia está chegando e a Runtastic deu uma prévia de como será o amanhã.

Feito como uma prova de conceito, o Runtastic for Oculus é basicamente um port de alguns dos outros apps da empresa, como o 7-Minute Workout. Há novos exercícios, como agachamentos e yoga, em produção.

Dentro do mundo virtual você pode seguir com um treinador virtual e ver suas estatísticas aparecem em tempo real num painel flutuante. Você usa uma câmera de rastreamento de movimentos 3D (possivelmente um Kinect) e sua atividade é automaticamente contabilizada para você. Não é como se esse sistema fosse feito para coisas super avançadas, como verificar sua forma (coisa que os apps de malhação do Xbox One conseguem fazer), mas deve ser uma maneira divertida de animar seus exercícios.

O problema é: quantas pessoas têm um Oculus e uma câmera de rastreamento de movimentos conectada a um computador que está em um cômodo grande e com muito espaço vazio? Poucas. E como o Oculus usa fios, as chances de você se enrolar neles e causar um acidente enquanto malha são bem grandes. Não há dúvidas de que os sistemas de realidade virtual ficarão menores, melhores e mais portáteis, e quando isso acontecer, os apps de exercício se aproveitarão de tais avanços. Eu sempre quis fazer agachamentos à beira de um vulcão. [Runtastic]

Sair da versão mobile