_Robôs

Exército do Reino Unido pode ter 30 mil robôs até 2030

O chefe de defesa afirmou que até 2030, as forças armadas poderiam ter uma grande quantidade de máquinas autônomas ou controladas remotamente.

As tropas britânicas e equipes de serviço que permaneceram no Afeganistão se juntaram à equipe da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) e civis enquanto se reuniam para o serviço do Domingo de Memória no Aeródromo de Kandahar em 9 de novembro de 2014 em Kandahar, Afeganistão. Foto: Matt Cardy (Getty Images)

Isso não é um filme; isso é a vida real. Não é um treinamento. Em cerca de uma década, poderemos ver uma tonelada de robôs trabalhando ao lado de humanos no exército do Reino Unido. Mas não se preocupe, embora alguns dos robôs tenham armas, apenas humanos serão capazes de disparar. (Isso é um alívio, eu acho?)

O chefe de defesa do Reino Unido, general Nick Carter, disse em uma entrevista no domingo (8) que, até a década de 2030, as forças armadas do país poderiam incluir uma grande quantidade de máquinas autônomas ou controladas remotamente, de acordo com o Guardian. O Ministério da Defesa do país fez dos robôs de guerra uma parte importante de sua proposta de orçamento de cinco anos. No entanto, funcionários do governo adiaram as negociações sobre a revisão de gastos por causa da nova pandemia de coronavírus.

“Quer dizer, suspeito que podemos ter um exército de 120.000, dos quais 30.000 podem ser robôs, quem sabe”, disse Carter à Sky News. “Mas a resposta é que precisamos abrir nossas mentes para a possibilidade de os números, não determinarem o que devemos fazer, mas sim o efeito que podemos alcançar, é realmente o que devemos procurar”.

O exército atualmente tem 73.870 soldados, informou o Guardian, que é abaixo de sua meta de 82.050. Eles têm lutado para recrutar mais pessoas há anos.

Carter disse que o Ministério da Defesa estava defendendo um orçamento plurianual porque precisava de investimento de longo prazo. Este tipo de investimento permite ter “confiança” na modernização, defendeu o general.

“A modernização significa essencialmente que você vai estacionar alguns recursos, talvez da era industrial, e querer esperar alguns dos recursos de que precisa para a era da informação”, afirmou Carter.

Ele disse não saber se o governo aprovaria o orçamento proposto pelo departamento. Devido à pandemia, o governo está preparando orçamentos de gastos de um ano, de acordo com a Sky News. Carter disse que as negociações estão acontecendo de forma construtiva.

Então, como seriam exatamente os robôs do exército do Reino Unido? Ainda não está claro, mas o Guardian oferece um exemplo de tecnologia atualmente em desenvolvimento pelo Ministério: o drone i9. O i9 é um drone operado por humanos que pode voar em ambientes internos e usar IA para encontrar e identificar alvos. Ah, e também tem espingardas duplas. No entanto, ele não pode atirar sozinho, de acordo com a política do Ministério da Defesa. Um operador humano tem que dizer quando atirar ou parar.

Por ser operado remotamente, ele deve ser usado em operações de invasão, ou seja, quando o exército invade uma área fechada ou prédio onde as forças inimigas podem estar escondidas. Esses são os tipos mais perigosos de operações militares e costumam ter muitas vítimas.

No futuro, o Reino Unido gostaria que o i9 fosse capaz de derrubar outros drones do céu, como um aríete, e substituir suas espingardas por um foguete ou metralhadora. Não parece nada assustador.

Na entrevista, Carter alertou que havia o risco de outra guerra mundial e que o país precisava se conscientizar desse risco.

Embora o uso de robôs para prevenir causalidades humanas faça sentido, também pode levar a situações potencialmente aterrorizantes. Conforme observado pela Campanha para Impedir Robôs Assassinos, armas totalmente autônomas podem decidir quais humanos viverão e morrerão, tornar a decisão de ir para a guerra mais fácil ou cometer erros trágicos que pioram as coisas.

Isso significa que todos os robôs são ideias horríveis? Não, mas há uma grande diferença entre um cão robô divertido que pode abrir portas e um soldado robô poderoso e ameaçador que pode ser usado para matar pessoas, ou decidir fazê-lo por conta própria. Pense nisso.

Sair da versão mobile