_Espaço

Exoplaneta parecido com Netuno pode ter nuvens de água

O TOI-1231 b está a apenas 90 anos-luz da Terra e tem um período orbital de 24 dias.

Imagem: Nasa

Um exoplaneta parecido com Netuno e que está relativamente perto da Terra surpreendeu cientistas. O chamado TOI-1231 b, pode ter nuvens de água no alto de sua atmosfera, mas os estudos são tão preliminares que ainda é difícil dizer com certeza.

“Observações futuras deste novo planeta nos permitirão determinar o quão comum (ou raro) é a formação de nuvens de água ao redor dele”, disse, em comunicado, Jennifer Burt, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa e principal autora da nova pesquisa.

Embora os especialistas acreditem que o TOI-1231 tem uma atmosfera substancial, ainda não é possível saber sua composição. Modelos sugerem que ele tem uma densa atmosfera de vapor d’água ou uma atmosfera maior de hidrogênio ou hidrogênio-hélio semelhante à de Netuno.

O que é certo é que sua atmosfera é relativamente fria — de 60 graus Celsius. Embora isso seja mais do que o dobro da temperatura média da Terra, Burt afirma que o planeta é “positivamente frígido” em comparação com a maioria dos outros que estão em trânsito, como “Júpiter quente”, que normalmente atinge temperaturas escaldantes de centenas ou milhares de graus Celsius. Além disso, ele tem um diâmetro de aproximadamente 3,5 vezes o da Terra, o que o torna um pouco menor que Netuno, e tem um período orbital de 24 dias.

Os especialistas estão otimistas com a descoberta. O exoplaneta está a apenas 90 anos-luz da Terra, tornando-o relativamente fácil de localizar em grandes observatórios. O próximo passo da equipe será a análise pelo Telescópio Espacial Hubble. “Com uma técnica chamada espectroscopia de transmissão, os cientistas serão capazes de capturar a luz das estrelas que brilha na atmosfera do TOI-1231 b”, disse a Nasa. “As moléculas na atmosfera deste planeta irão absorver fatias de luz deste espectro, deixando linhas escuras que podem ser lidas como um código de barras, revelando quais gases estão presentes.”

[Space]

Sair da versão mobile