_Espaço

Esta foto incrível mostra um exoplaneta orbitando a sua estrela hospedeira

Este ponto à esquerda da bola azul brilhante é um planeta orbitando a sua estrela hospedeira - e ele não é o único planeta que faz parte desse sistema estelar distante.

Está vendo aquele pequeno ponto um pouco à esquerda da bola azulada? É um planeta. Esta é uma das melhores imagens diretas de um exoplaneta que já vimos, e o que torna ela ainda mais impressionante é que isso está a 1.200 anos-luz de distância da Terra.

Apesar de não dar para ver direito, tem dois planetas diferentes neste sistema estelar remoto chamado CVSO 30. Há quatro anos, astrônomos usaram o método de trânsito (quando um planeta orbitante dá um mergulho no brilho da estrela hospedeira) para detectar o primeiro planeta, que estacionou bem próximo à estrela principal.

Este planeta interno precisa de apenas 11 horas para completar sua órbita e está localizado a meros 0.008 au da estrela T-Tauri (uma pequena e jovem estrela brilhante que ainda não entrou na sua sequência principal).

Astrônomos agora detectaram um segundo planeta (o que aparece na foto), e eles fizeram isso usando imagem direta. Para isso, eles combinaram dados do Very Large Telescope (ESO) no Chile, do Observatório W. M. Keck no Havaí, e do Observatório Calar Alto na Espanha.

Diferentemente do seu planeta companheiro, esse segundo planeta, chamado CVSO 30c, está excepcionalmente distante da estrela. Tão distante que astrônomos não sabem dizer com certeza se ele pertence ao mesmo sistema planetário. A distância é de 600 au, o que exige 27.000 anos para completar uma única órbita. Em comparação, Netuno está a 30 au do Sol. Os astrônomos especulam que os dois planetas podem ter interagido em algum momento do passado, quando um foi lançado para longe enquanto o outro se firmou em uma órbita pequena.

Considerando o brilho, há uma boa chance de ser um planeta como Júpiter. Planetas rochosos tendem a ser mais escuros e não muito reflexivos.

Se os cientistas conseguirem confirmar que o CVSO 30c está orbitando essa estrela, será o primeiro sistema estelar que hospeda dois planetas que foram detectados com duas técnicas diferentes, o método de trânsito e a imagem direta.

[ESO]

Imagens via ESO

Sair da versão mobile