_Curiosidades

Imagens vertiginosas da expansão vertical em uma das cidades mais populosas do mundo

O mercado imobiliário de Mumbai, na Índia, é uma série de extremos: centenas de arranha-céus estão sendo construídos, porém mais de 60% dos habitantes vivem em favelas. Algumas famílias ocupam torres imensas, mas o espaço médio para se viver na cidade é de 1,3 m² por pessoa. Alicja Dobrucka, uma artista polonesa, resolveu documentar a […]

O mercado imobiliário de Mumbai, na Índia, é uma série de extremos: centenas de arranha-céus estão sendo construídos, porém mais de 60% dos habitantes vivem em favelas. Algumas famílias ocupam torres imensas, mas o espaço médio para se viver na cidade é de 1,3 m² por pessoa. Alicja Dobrucka, uma artista polonesa, resolveu documentar a nova paisagem da cidade.

O projeto, intitulado Life Is On a New High, foi fotografado ao longo da temporada de monções no ano passado. Cada imagem é acompanhada por um trecho de publicidade imobiliária. Entre eles, há frases como “Pergunte a si mesmo, quanta inveja você pode suportar?” e “Você não apenas traz os amigos, você traz admiração”.

Entrei em contato com Dobrucka para saber mais sobre o projeto. Ela me disse que tudo foi feito em junho e julho do ano passado. Em um comunicado, ela explica:

Não há qualquer planejamento urbano centralizado, e as torres continuam surgindo em todas as áreas do centro de Mumbai; em particular, nos enormes terrenos que acomodavam fábricas têxteis – agora fechadas – bem como nos subúrbios. As construtoras recebem apoio do governo e isenção fiscal.

Este boom de construção cria uma enorme quantidade de problemas, torna a cidade difícil de se andar a pé, e é prejudicial para o meio ambiente – com grandes janelas de vidro, os apartamentos precisam de ar condicionado, que por sua vez aumenta o consumo de energia elétrica.

Isso nos faz lembrar do desenvolvimento imobiliário em áreas ricas de São Paulo, onde torres de luxo são erguidas e descaracterizam partes da cidade. Incorporadoras derrubam quadras inteiras ou quase inteiras de uma só vez, e rapidamente mudam o perfil de todo um bairro. Mumbai é a quarta cidade mais populosa do mundo, com 12,5 milhões de habitantes; São Paulo é a sexta na lista.

Claro, isso é uma realidade de longa data muitas outras cidades em expansão; mas as fotos de Dobrucka trazem à tona a disparidade socioeconômica se articulando no tecido urbano. Confira mais de seu trabalho no link a seguir: [Life Is On a New High via Dezeen]

Sair da versão mobile