
Exploradores encontram navio afundado que usava aço do Titanic
Exploradores encontraram os destroços do navio Western Reserve, que matou 27 pessoas das 28 a bordo em 1892. Na época, uma tempestade afundou o veloz e tecnológico navio de carga que, inclusive, utilizava o mesmo tipo de aço usado no Titanic (1912). O transporte, aliás, foi um dos primeiros totalmente de aço e era o maior graneleiro da região na época.
Seu criador, o milionário Peter Minch, que estava na viagem com sua família, tinha a intenção de quebrar recordes de velocidade navegando entre o Michigan e o Canadá. Mas, na noite de 30 de agosto, elevado acima do normal na água devido à falta de carga, o Western Reserve se partiu ao meio.

Foto do Western Reserve. Imagem: Great Lakes Shipwreck Historical Society
O timoneiro Harry W. Stewart foi o único sobrevivente. Ele entrou em um bote salva-vidas com outras vítimas, mas teve que nadar 1,6 quilômetros até a costa, além de andar 16 km.
Descoberta do Western Reserve
Até então, o navio não havia sido visto novamente. Contudo, recentemente, a equipe da Great Lakes Shipwreck Historical Society encontrou os destroços na Península Superior de Michigan, nos EUA. Darryl e Dan Ertel levaram mais de dois anos procurando o navio.
“Fizemos uma varredura lateral olhando para fora a meia milha de cada lado e pegamos uma imagem do nosso lado do porto”, disse Darryl em uma declaração. “Era muito pequeno olhando para tão longe, mas eu medi a sombra, e ela subiu cerca de 12,1 metros. Então voltamos para o topo do navio e vimos que ele tinha escotilhas de carga, e parecia que estava quebrado em dois, uma metade em cima da outra e cada metade medida com a varredura lateral de 15,2 m de comprimento e então medimos a largura e estava certo, então sabíamos que havíamos encontrado a Reserva Ocidental.”
Em seguida, as equipes usaram um veículo de operação remota para capturar um vídeo do navio quebrado. Ele estava com a proa apoiada sobre a popa, a aproximadamente 180 metros de profundidade. Veja:
De acordo com Bruce Lynn, diretor executivo da Great Lakes Shipwreck Historical Society, a história “reforça o quão perigosos os Grandes Lagos [da América do Norte] podem ser em qualquer época do ano.”
Especialistas concluíram que as falhas do navio teriam sido provocadas pela vulnerabilidade do aço barato Bessemer — quebradiço em temperaturas mais baixas — em relação à pressão da tempestade, bem como o design (com a superestrutura nas extremidades do navio). O mesmo problema do aço quebradiço em águas frias foi apontado como uma das causas do desastre com o Titanic.
Além disso, o navio irmão do Western Reserve, o Gilcher, também naufragou apenas dois meses depois, sem sobreviventes.