A explosão na fábrica da Foxconn deve ter efeito na produção do iPad 2: segundo estimativa da IHS iSuppli, serão fabricados 500.000 iPads a menos que o previsto neste trimestre. No entanto, o presidente da Foxconn, Terry Gou, disse que o incidente não deve afetar a produção do tablet no terceiro trimestre.

Vale lembrar que a maior parte da produção do iPad ocorre em outra fábrica, em Shenzhen; mas, segundo a iSuppli, ela não deve compensar a interrupção das atividades em Chengdu.

A fábrica de Chengdu está fechada depois que uma explosão matou três funcionários e deixou outros 15 feridos. A IHS iSuppli acredita que o incidente deve aumentar a pressão sobre a Apple e a Foxconn para melhorar a segurança dos funcionários nas fábricas.

Um porta-voz da Apple disse semana passada que a empresa está trabalhando de perto com a Foxconn para determinar o motivo da explosão. A Foxconn, por sua vez, diz que as atividades em fábricas com funções semelhantes às de Chengdu também foram interrompidas, esperando o resultado da investigação sobre o que causou a explosão. [iSuppli via BusinessWeek via Gizmodo US]