O Google anunciou uma extensão para o Chrome que mostra informações mais detalhadas sobre anúncios exibidos na web. Entre os dados exibidos estão o número de propagandas, quais são os anunciantes, os rastreadores utilizados, as empresas de tecnologia por trás da exibição e até quais dados pessoais estão sendo utilizados para direcionar a propaganda.

A extensão se chama Ads Transparency Spotlight e ainda está em fase de desenvolvimento, mas já pode ser baixada. Por enquanto, somente anúncios que rodam na plataforma do próprio Google aparecem na extensão, mas a companhia disse esperar que outras empresas implementem o “Ad Disclosure Schema” (ou esquema de divulgação de anúncios), que funcionam como metadados de transparência.



Na descrição da extensão o Google diz que trata-se de “uma iniciativa contínua de dar às pessoas mais visibilidade sobre os dados utilizados para personalizar anúncios e mais controle sobre esses dados”. O Engadget destaca que algumas regiões podem não visualizar todos os dados oferecidos pela extensão – na Europa, por exemplo, as pessoas não conseguem ver as informações pessoais utilizadas, mas podem saber quantos anúncios estão sendo carregados na página.

O Google tem alterado uma série de recursos relacionados com privacidade e exibição de anúncios, mas concorrentes apontam que a companhia atua em uma posição privilegiada, com a dominação do mercado de oferecimento de anúncios e de navegadores web. Uma das recentes mudanças inclui o bloqueio de cookies por terceiros, que pode beneficiar outros métodos de coleta de dados utilizados pela companhia.