_Chrome

Extensão do Google faz páginas carregarem mais rápido no Chrome

O Chrome para iOS e Android tem um recurso embutido que comprime páginas da web para economizar dados. Essa tecnologia agora chegou aos computadores.

Há alguns anos, o Chrome para iOS e Android tem um recurso embutido que comprime páginas da web para economizar dados. Essa tecnologia agora chegou aos computadores, graças a uma nova extensão do Google.

A extensão Economia de dados usa os servidores do Google para comprimir as páginas que você visita antes de o Chrome fazer download. Ela pode ser útil quando você usar um modem 3G, ou quando estiver em uma conexão Wi-Fi lenta.

Vale notar que, assim como no celular, o recurso não funciona em páginas HTTPS nem em abas no modo anônimo – elas não são otimizadas nem vistas pelo Google.

A extensão ainda permite ver o histórico de consumo de dados, e quantos megabytes cada site usou.

Segundo o Google, este recurso economiza 100 terabytes de dados por dia entre todos os usuários do Android. Essa economia deve aumentar graças a um novo algoritmo de compressão até 25% mais eficiente.

Tudo isso lembra o Opera Turbo, que comprime páginas nos servidores da Opera antes de enviá-las para o navegador. Ele não interfere em sites seguros.

O Google também trouxe outras novidades para o Chrome. A versão para Windows, Mac e Linux passará a exibir todas as extensões instaladas à direita da barra de endereços.

O Google quer que você remova facilmente as extensões que você não reconhecer, clicando com o botão direito e depois em “Remover do Chrome”. Também é possível escolher a opção “Ocultar botão” para deixar a interface mais limpa.

Enquanto isso, a versão para iOS trava 70% menos e roda JavaScript mais rápido, graças a uma troca na engine de renderização.

[Google Chrome Blog]

Sair da versão mobile