Com o trabalho remoto virando regra, ter uma segunda tela passou a ser praticamente indispensável. Mas como dar esse impulso na produtividade em mesas de trabalho apertadas ou durante viagens? A resposta: monitores portáteis.

A variedade de modelos disponíveis pode facilmente confundir um comprador de primeira viagem. Por isso, seguem as principais dicas de como escolher uma segunda tela.

Resolução da tela

Ao comprar um novo monitor portátil, procure os modelos com resolução compatível com o tipo de trabalho que será executado. A maioria dos aparelhos entrega uma resolução de 1080p — a chamada “Full HD” –, o que é suficiente para tarefas simples no Word ou Excel. Porém, se você pretende trabalhar com audiovisual, pense na possibilidade de uma tela 4k.

Som

Se o objetivo é melhorar a portabilidade e reduzir o espaço na mesa de trabalho, opte por um monitor portátil que já venha com uma caixa de som, principalmente se você pretende aproveitar o periférico para fazer apresentações ou utilizá-lo como um meio de entretenimento.

Tamanho do monitor portátil

Geralmente, é possível encontrar monitores portáteis com telas variando entre 10 e 22 polegadas. Aqui, o tamanho vai depender, de novo, do trabalho que o usuário executa, assim como a portabilidade esperada. Mas, se estiver trabalhando com um notebook, tente combinar o tamanho das duas telas.

Conectividade

Verifique quais portas o seu PC ou notebook tem disponíveis para conectar o novo aparelho. Geralmente, os monitores portáteis são encontrados com entradas HDMI e/ou USB-C, com esta última mais indicada por questões de portabilidade, pois a transferência de imagem e som sendo feita pelo mesmo cabo. No caso da conexão com produtos da Apple, pode ser necessário a compra de adaptadores.

Software

Não se preocupe, quase todos os modelos disponíveis no mercado são plug-and-play. Isso significa que basta conectar e usar, sem a necessidade da instalação de softwares.

Feitas as considerações, confira três exemplos de monitores portáteis com diferentes tamanhos e faixas de preço.

Monitor portátil Focket de 13,3”

O produto é um dos mais baratos da categoria, tendo uma tela de 13,3 polegadas com resolução 1080p, interface HDMI e com alto-falantes inclusos. O gadget possui uma estrutura que proporciona um ângulo de visualização de até 178 graus e pode ser usado no PC, notebooks, Xbox, PS4, além da possibilidade de projetar a tela do celular.

Saiba mais sobre o produto no site da Amazon!

Monitor portátil Viewsonic de 15,6”

Considerado um dos melhores monitores portáteis para uso geral, o aparelho é ultrafino, com menos de 2,5 cm de espessura e pesando menos de um quilo, podendo ser facilmente transportado em uma mochila. A resolução é Full HD, com alimentação bidirecional por meio da porta USB tipo C e dois alto-falantes integrados.

Saiba mais sobre o produto no site da Amazon!

Monitor portátil ROG Strix de 17,3”

Para quem pretende trabalhar e também jogar, o dispositivo da Asus é uma boa pedida. Ele conta com taxa de atualização de 240 Hz, resolução de 1920 x 1080 pixels e inclui 2 alto-falantes embutidos. Ele também possui bateria interna de 7800 mAh, o suficiente para 3 horas de uso na resolução máxima.

Saiba mais sobre o produto no site da Amazon!