_Tecnologia

Fabricante chinês de carros começa a vender o F3DM, primeiro veículo híbrido do mundo a ser produzido em massa

Eu nunca esperava que o primeiro carro híbrido de tomada do mundo a ser fabricado em massa aparecesse na China, meca do lixo eletrônico e poluição do ar. Mas a BYD Auto fez exatamente isto com o F3DM.

De acordo com o site Grist, o F3 Dual Mode começou a ser vendido nesta semana por 22 mil dólares, voltados inicialmente para agências governamentais chinesas e outras entidades corporativas. O híbrido pode ser plugado a qualquer tomada e tem uma autonomia de 100km com uma carga completa. De acordo com o New York Times, ele se carrega por completo em 7 horas e, em postos especiais, pode ser carregado pela metade em apenas 10 minutos. Mantendo o espírito de um híbrido, ele também possui um motor a gasolina de 1 litro usado para recarregar as baterias quando uma tomada elétrica não estiver disponível.

Apesar de inúmeros outros fabricantes de carros terem anunciado seus planos de vender um híbrido de tomada, nenhum de fato trouxe um para o mercado, tendo data de lançamento mais próxima para 2010. É interessante observar que a BYD começou em 1995 a fabricar baterias para celulares, até comprarem uma firma de automóveis falida em 2003. Agora eles têm a Warren Buffet como acionista de 10% da empresa. [Grist via NYT]

Sair da versão mobile